História viva rio-verdense

Presidente da Câmara Municipal na década de 1950, Walter Pereira de Castro visitou sede do Legislativo


91 anos! Essa é a idade de Walter Pereira de Castro, vereador e presidente da Câmara nos anos 50.

Cheio de histórias para contar, o ex-vereador visitou a Casa na tarde desta terça-feira, 24. Nos gabinetes e corredores, por onde passava, era cumprimentado e abraçado pelos vereadores e servidores.

Walter Pereira de Castro foi vereador de Rio Verde de 1955 a 1958 e presidente da Câmara em 1955.

Simpático e extrovertido, o ex-vereador contou um pouco de suas histórias daqueles tempo, esparramando simpatia e palavras de otimismo às pessoas que transitavam pela Casa naquele momento.      

Ciceroneado pelo amigo Ronaldo Souza Cruvinel (Ronaldinho), pela chefe de gabinete da presidência, Célia Mendes e pelo diretor da Câmara, André Luiz,  Walter conheceu as  dependências da Casa de leis onde ficou surpreso e logo destacou que a estrutura de hoje comparada com a Câmara de antigamente.

"Mudou demais, hoje está muito bom. Naquele tempo a gente se reunia era numa casa, e ali o "pau comia", a gente quase saia nos tapas", disse entre risadas.

Em meio a caminhada, uma parada para conversar com os vereadores James Borges, Elecir Casagrande e Celso do Clube, que fizeram uma verdadeira festa ao encontrar o colega agora aposentado.

Uma conversa proveitosa, onde trocaram experiências sobre como eram as discussões de antes eram bem mais ferrenhas do que as de hoje dentro do plenário, e ouviram atentamente as sugestões do mestre.

Em sua sabedoria, Walter deixou um recado aos vereadores: "Trabalhem para a população, lembrem-se sempre do povo e façam  projetos voltados para o povo”.

Ao ouvir os projetos que foram aprovados no legislativo rio-verdense, em especial o que retira o pagamento extra por sessões, o fim do 13o e a diminuição das férias de 90 para 60 dias, Walter ficou muito feliz e disse estar orgulhoso em saber que a Câmara de Rio Verde sai na  frente, dando exemplos a outras Câmaras do Brasil.

Além de político, Walter foi a primeira pessoa de Rio Verde a se formar em medicina, segundo a família. Ele ainda participou da fundação do Hospital Santa Terezinha, um dos centros médicos mais conhecidos da cidade.

Para coroar a visita, um momento de confraternização, onde a Câmara ofereceu um coffee break ao ilustre visitante, quando também foi cantado os parabéns para a irmã do Dr. Walter, Norma de Castro Moraes, coordenadora da Promoção social.

Por Jeanne Barreto – Ascom Câmara Municipal

Compartilhe

Comente: História viva rio-verdense