Governo prestigia setor produtivo

Governador e vice-governador entregaram maquinário na Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária


O Governo de Goiás realizou a entrega de 148 máquinas agrícolas entre caminhões, tratores e moto-niveladoras para atender as demandas de todas as regiões do Estado. “A entrega deste maquinário é um reforço no compromisso que o Governo de Goiás tem com o setor agropecuário e com os municípios do Estado”, disse o vice-governador Lincoln Tejota. 

Durante o evento foram entregues 148 máquinas agrícolas, sendo eles 118 caminhões basculantes, 16 motos niveladoras, 12 tratores e dois caminhões pipas que irão para municípios de todas as regiões do Estado. Os recursos são oriundos de emendas federais, captados pela bancada goiana no Congresso Nacional, e repassados para o Governo de Goiás pelo Ministério da Agricultura.

Para receber os maquinários, os municípios precisam estar em dia com a documentação exigida pelo Tribunal de Contas da União, assim como assinar um termo de comodato com o Estado. À medida que as prefeituras pendentes atualizarem os documentos também devem receber os equipamentos.

“Serão no total 545 equipamentos”, dentro do Programa Patrulha Mecanizada, juntamente com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, “onde, de fato, a entrega é iniciada hoje, e temos a expectativa de que até o final deste mês de março todos os equipamentos serão entregues”, anunciou o secretário Antônio Carlos de Souza Lima Neto (Agricultura). Hoje, estão sendo contempladas 92 prefeituras de um total se 240 cidades goianas com 118 caminhões basculantes, dois caminhões pipa, 12 tratores agrícolas e 16 moto-niveladoras, que serão usados na manutenção e recuperação de rodovias e estradas rurais, na roçagem de lotes, manutenção da área rural e limpeza de entulhos.

Leia também: Daniel Vilela critica governador Ronaldo Caiado: "Ele está perdido"

Secretaria
Durante o evento, o vice-governador enfatizou a importância da recriação da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária para o produtor goiano.  “A agroindústria é de suma importância não só para o Estado de Goiás, mas para todo o país, por isso o Governo reforça a centralidade do setor ao recriar a Seapa e dialogar diretamente com o produtor”, disse o vice-governador.

O governador Ronaldo Caiado avaliou que a agroindústria é a força motriz da economia goiana e do país e reforçou a centralidade da pasta em sua gestão. “Vamos empoderar cada vez mais nosso secretário Antônio Carlos de Souza Lima Neto, assim como todo o setor da Agro defesa. Enfim, vamos dar aquilo que o povo goiano precisa, que é apoio do governo para o setor que é mais eficiente e a maior parcela na contribuição de toda a receita do Estado de Goiás”, disse.

Ronaldo Caiado disse nutrir satisfação “por ver esse prédio voltar a ser a Secretaria da Agricultura e da Pecuária, que foi extinta em 2014, e agora volta com toda a força, sustentáculo da economia do Estado de Goiás”. Caiado disse que isso respeita toda uma classe que precisa ser enaltecida, reconhecida, de ter posição de destaque em nosso governo. A trajetória política de Caiado está intimamente ligada ao homem do campo pois, ainda jovem, há 35 anos, “eu saí no Brasil todo defendendo o produtor rural, dizendo que nós seríamos a salvação deste País, pela capacidade e a garra, determinação e potencial produtivo, visto que naquela época ninguém tinha coragem de defender o produtor rural”, rememorou.

Caiado também lembrou que a transparência é primordial para a boa prestação de serviços do Estado. “Fazemos a entrega de maquinário de forma responsável, cumprindo a lei. É responsabilidade do Estado de Goiás prestar contas, pois é dinheiro federal e tem que ser prestado contas ao Tribunal de Contas da União e, como tal, cada prefeito deverá apresentar as exigências feitas pelo TCU e que estão sendo cumpridas. Assim, iniciamos a entrega de todas elas”, arrematou.

 

O Hoje

Compartilhe

Comente: Governo prestigia setor produtivo