Festa para a inauguração da UPA

Evento foi adiado em um dia. Governador e Ministro estarão presentes


A Prefeitura de Rio Verde prepara grande festa para a inauguração da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) José Póvoa Mendes. Originalmente agendada para o dia 2 de setembro, o evento foi transferido para sábado, no dia seguinte.

A transferência da data aconteceu para que o Governador Marconi Perillo e o Ministro da Saúde Alexandre Padilha pudessem prestigiar a obra. Rio Verde é a primeira cidade do estado de Goiás a contar com uma UPA, que promete mudar definitivamente a saúde pública no município.

O evento está marcado para acontecer às 18h, na frente das instalações da unidade, localizada na Rua Augusta Bastos,Qd. 27, Bairro Jardim Goiás. Para celebrar a inauguração, será montado no local palco para as apresentações de três conhecidos artistas da terra: Fátima Leão, Nilton Lamas e Rony Cardoso.

De acordo com Dr. Paulo do Vale, secretário de Saúde de Rio Verde, “todos os atendimentos de urgência realizados pelo Hospital Municipal serão deslocados para a UPA, que oferecerá aos rio-verdenses um pronto socorro moderno com várias entradas, destinado para o atendimento de urgências, clínica médica e realização de cirurgias”.

UPA Dr. José Povoa Mendes
A primeira Unidade de Pronto Atendimento de Goiás (UPA) Doutor José Póvoa Mendes tem capacidade para atender 500 pessoas por dia e uma estrutura de 11 leitos, sendo oito (8) para observação e três para pacientes em estado grave.

A UPA é um serviço pré-hospitalar específico para pequenas e médias urgências. O serviço 24 horas diminui o número de pacientes nas filas dos  hospitais porque tem condições de resolver muitos problemas de saúde que levam as pessoas a procurar as emergências hospitalares.

O objetivo é reorganizar o fluxo do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), pois grande parte dos atendimentos de urgência e emergência, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame podem ser resolvidas nestas unidades. Quando o paciente chega à UPA, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a outra unidade hospitalar ou mantê-lo em observação por 24h.
 
No UPA, o acolhimento do paciente será realizado através do Sistema de Classificação de Risco. A classificação obedece a um sistema de cores. A vermelha indica risco altíssimo, com necessidade de atendimento imediato. A laranja significa urgência e demanda atendimento mais rápido. Já as cores amarela e verde indicam casos de menor urgência, que podem aguardar atendimento. A cor azul é para pacientes sem urgência e que podem ser atendidos em Unidades Básicas de Saúde.

É importante destacar que o atendimento de crianças de até 12 anos continuará sendo feito no Hospital Municipal.

Com informações da ASCOM – Prefeitura de Rio Verde

Compartilhe

Comente: Festa para a inauguração da UPA