Em busca de melhorias para o aeroporto

Comitiva rio-verdense apresenta projeto de melhorias no aeroporto ao Ministro da Aviação Civil


A reunião com o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Wagner Bittencourt de Oliveira aconteceu em Brasília dia 08 de dezembro e participaram do encontro o prefeito de Rio Verde Juraci Martins, o deputado federal Heuler Cruvinel, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Rio Verde (Acirv) Angelo Thomaz Landim Junior, o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Rubens Leão e o presidente da Goiás Parcerias Evandro Abib.

A comitiva apresentou ao ministro o projeto de ampliação e reforma do Aeroporto Municipal General Leite de Castro de Rio Verde que prevê que a pista deve passar por um processo de micro-recapeamento especializado para receber aviões de maior porte, e ser ampliada em 10 metros na largura da pista (hoje com 30m) e em 300 metros no comprimento (hoje com 1.500m). A instalação de detectores de metais e esteira para as bagagens já estão em processo de licitação com investimentos por conta do município.

Segundo Rubens Leão, Rio Verde tem um dos maiores potenciais no campo de expansão da aviação doméstica, com apenas uma companhia área operando no terminal, atendendo a uma demanda de mais 2.000 passageiros mensais. O secretário também destaca o raio de abrangência do aeroporto de Rio Verde, que tem uma ação direta sobre 700 mil habitantes de toda a região.  “Apresentamos um projeto eficiente que visa ao melhor atendimento dos usuários dos serviços e a oportunidade de fomentar ainda mais o turismo de negócios em nossa cidade,” afirmou Rubens.

O presidente da Acirv, Angelo Thomaz Landim Junior, afirma que uma das maiores solicitações da classe empresarial tem sido quanto a vôos diretos de Rio Verde para a cidade de São Paulo, uma vez que grandes empresas instaladas no município têm suas matrizes na capital paulista e complementa “os aeroportos são peças importantes no desenvolvimento regional porque nos tempos atuais as fronteiras são cada vez menos determinantes, as distâncias cada vez menos limitativas e o inter-relacionamento de populações e economias são cada vez menores.  Ligar Rio Verde com São Paulo, ainda que com alguma escala  será fundamental para concretizar nossa cidade como pólo regional.  E esta tem sido uma das grandes cobranças de nossa gestão junto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico”, finaliza.

Juraci Martins acredita que o pedido será atendido porque Rio Verde tem a necessidade de cada vez mais investir em estrutura de transportes, visando o intenso crescimento pelo qual a cidade vem passando, e, para isso, conta com o apoio de todas as esferas governamentais.

Ao final da reunião, o ministro pontuou quanto à necessidade de ampliar a malha aeroviária do Brasil, tendo hoje 130 aeroportos com vôos diários número esse que deve bater a marca de 190 até o final de 2012. Destacou ainda que os municípios devem apresentar seus projetos para o ramo da aviação de forma bem fundamentada viabilizando a liberação de recursos federais para contribuir com o desenvolvimento local.  Segundo o Ministro,  Rio Verde  fará parte do plano de investimento aos aeroportos regionais.

Compartilhe

Comente: Em busca de melhorias para o aeroporto