Eles também querem uma vaga

Estudantes despertam interesse em ser vereador durante visita a Câmara


Mais de 30 jovens aprendizes do SENAC visitaram a Câmara Municipal na tarde desta terça-feira (28). Acompanhados pela professora Fernanda Barbosa aos alunos com a idade entre 14 e 18 anos vieram conhecer de perto o trabalho que os vereadores desenvolvem dentro do legislativo. A vereadora Maria José (PSDB), recepcionou todos mostrando o prédio da casa de leis e no plenário eles tiveram uma explicação detalhada de todo trabalho que os vereadores realizam na sociedade.

Maria José destacou que a “Câmara é um órgão que legisla e fiscaliza”. Mostrando aos jovens que é um trabalho de responsabilidade, a vereadora disse que para entrar na carreira política tem que gostar e se dedicar. Um dos alunos afirmou que sua vontade é de ser um futuro vereador. Pitter de 17 anos elogiou o espaço físico da Câmara “é muito organizada, eu nunca imaginava que era assim, meu pai não é de conversar comigo sobre política, hoje eu pude ver de perto a grandeza desse lugar e os projetos que são aprovados aqui”.

O vereador José Henrique também falou com os estudantes. Ele citou alguns de seus projetos que foi aprovado e que deu notícia nacional pelo motivo de que o motorista do coletivo não queria embarcar uma senhora de 60 anos, e que na lei municipal concede gratuidade no transporte coletivo às pessoas entre 60 e 65 anos de idade. “Esse projeto foi aprovado por nós”, ressaltou.

Os alunos ficaram sabendo ainda como é o tramito de um projeto quando é aprovado pelos vereadores. São 25 dias após a votação para valer e ser sancionado pelo prefeito. Quando algum projeto é aprovado no legislativo e o prefeito veta, pode retornar a casa de leis e se todos os vereadores unirem, mesmo com o veto do prefeito, ele virará lei.

“O trabalho dos vereadores sem dúvida e fundamental, por isso é importante que a população sempre participe das sessões, busque conhecer os vereadores e trocar idéias, porque ás vezes nossa sugestão pode virar projeto e quem sabe uma Lei”.  Esclareceu à estudante Michellen Ferreira a única que já conhecia a Câmara.
Maria José agradeceu os alunos pela presença e finalizou deixando uma frase aos estudantes “A Câmara é a casa de vocês”.

Por Jeanne Barreto - Ascom Câmara Rio Verde

Compartilhe

Comente: Eles também querem uma vaga