Desenvolvimento de Rio Verde em pauta

Cidade recebeu ontem “Caravana das Cidades”


Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 15 de março, no auditório da Prefeitura, da abertura oficial da Caravana das Cidades, um movimento do Governo de Goiás com a sociedade, que estará em Rio Verde durante todo o dia, buscando parcerias, informando e conscientizando a todos sobre a questão da sustentabilidade, considerada atualmente como a palavra da nova ordem mundial.
 
O secretário Estadual das Cidades, Igor Montenegro, participou do evento e compôs a mesa diretiva ao lado do Prefeito e demais colegas como os superintendentes: Benitez Calil (Executivo das Cidades), Paulo Emílio (Saneamento das Cidades) , Antenor Pinheiros (Desenvolvimento Urbano e Trânsito das Cidades) e Guilherme Freitas (Habitação das Cidades), além do professor Aluísio Nunes.
 
Ao abrir o evento, Juraci Martins desejou boas-vindas à equipe goiana e colocou-se à disposição para contribuir com o projeto, destacando a questão da sustentabilidade como sendo a base para melhoria de qualidade de vida da população. Segundo ressaltou o chefe do Executivo, Rio Verde não foi projetada para ser grande cidade, mas a atual gestão está trabalhando para evitar problemas futuros. Para ele, a questão da sustentabilidade não está ligada apenas à economia, mas principalmente à conscientização ambiental. “Temos consciência de que não basta sermos um município rico, mas principalmente, precisamos promover o desenvolvimento sustentável. Por isso, estamos prontos para dar nossa parcela de contribuição neste movimento. Nossas portas estão abertas para ajudar não apenas Rio Verde, mas todo o Sudoeste Goiano,” prontificou-se.
 
Em seguida, o secretário Igor Montenegro deu início aos trabalhos apresentando o programa, que tem como foco “Cidades sustentáveis: construindo o futuro”. “Rio Verde é um exemplo de política pública que dá certo e precisa ser multiplicada por todo o Brasil”, disse Igor cumprimentando o prefeito Juraci Martins pelo sucesso de sua gestão. Em seguida, o secretário falou da visão da Secretaria de tornar Goiás como referência em cidades sustentáveis.
 
Após sua abertura, foi exibido um vídeo sobre sustentabilidade e as ações que precisam ser implementadas neste sentido como a universalização do serviço de água e esgoto nas Cidades, a reciclagem do lixo transformando-o em riquezas como energia elétrica e fertilizantes, entre outras.
 
Falando da importância da inclusão social e da obtenção do equilíbrio ambiental no processo de promover um desenvolvimento cada vez mais sustentável nos municípios goianos, Montenegro finalizou sua apresentação destacando que cada um deve fazer sua parte. “A partir de uma prática local, podemos ser uma liderança mundial. Pensemos nisso,” finalizou.
 
Em seguida, Guilherme Freitas proferiu palestra sobre o Programa Habitacional do Estado e destacou que pretende fortalecer o programa em Rio Verde e que quer levar daqui o exemplo de desenvolvimento de política de redução do déficit habitacional.
 
Logo após, teve início a palestra de Antenor Pinheiro sobre mobilidade urbana, seguida da palestra de Paulo Emílio, que destacou questões relacionadas à saneamento. Zoneamento ecológico econômico também foi tema debatido no evento, encerrando as atividades no período da manhã. Das 14h às 18h, uma oficina de trabalho do Observatório de Mobilidade e Saúde Humanas e outra para os Planos Municipais de Saneamento e Resíduos Sólidos.

Ascom – Prefeitura de Rio Verde. Foto: Washington Oliveira

Compartilhe

Comente: Desenvolvimento de Rio Verde em pauta