Deputados debaterão desafios e PAC da Agricultura

Parlamentares da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara Federal debaterão os maiores desafios do agronegócio na atualidade durante Tecnoshow 2012


Iniciativa do deputado Heuler Cruvinel (PSD), os parlamentares da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara Federal debaterão os maiores desafios do agronegócio na atualidade em Rio Verde. O cenário das discussões será no primeiro dia da 11ª edição da Tecnoshow, 9 de abril, às 14h, durante uma audiência extraordinária da Comissão, cuja realização é resultado de requerimento do deputado Heuler. A abertura da tradicional Feira de tecnologia agropecuária de Rio Verde contará com a presença do governador Marconi Perillo (PSDB) e do Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho.
 
“É tarefa do parlamentar não só a busca de recursos, mas o fomentar das discussões que possam fazer avançar a sociedade em diversos aspectos. Queremos dar oportunidade dos produtores estarem próximos dos parlamentares, debatendo com eles temas de relevância para o setor”, assinala o deputado Heuler Cruvinel, que é membro da Comissão. O deputado Paulo Cesar Quartiero (DEM/RR) vai representar a presidência da Comissão no evento. Os deputados das bancadas federal e estadual de Goiás também devem marcar presença, bem como  o Secretário de Agricultura do Estado, Antônio Flávio de Lima, e representantes da Federação da Agricultura do Estado de Goiás, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Goiás , do Sindicato Rural de Rio Verde e demais entidades representativas do setor . Confirmaram também presença o líder do PSD, Guilherme Campos, e os deputados Irajá Abreu (PSD) e Onofre Santo Agostini (PSD).
 
Segundo o deputado Heuler Cruvinel, em sintonia com o tema  do evento neste ano - “O Brasil e o futuro do agronegócio” -  serão feitas durante a audiência análises das novas tecnologias produtivas e das ações governamentais em prol da agropecuária. “Dentre os assuntos em destaque, o Novo Código Florestal, que está em fase final de tramitação na Câmara e cuja aprovação é de suma importância para o produtor rural”, assinala Heuler. Representante da bancada ruralista, Heuler defende a aprovação urgente da nova lei. “A aprovação do Novo Código possibilitará um modelo atualizado e autosustentável de desenvolvimento para país, e dará ao produtor rural garantias legais para continuidade de sua produção”, afirma. Estarão em discussão, polêmicas como a que envolve os aspectos socioeconômicos da extensão das Áreas de Preservação Permanente (APPs) previstas no texto do Novo Código.
 
”Devemos assegurar que as áreas que já estão produzindo fiquem como estão”, defende Heuler, que é membro da bancada ruralista do Congresso. Na redação do texto do Código Florestal aprovada no Senado – e que os deputados tem agora que avalizar ou não - a recuperação de APPs de margens cursos d’água prevê reconstituição de 15 metros de vegetação para rios de até 10 metros, e de uma faixa entre 30 e 100 metros para os demais. Na visão dos ruralistas, isso pode expulsar um grande número de produtores rurais da zona rural, que já produzem nestas faixas.
 
O deputado Heuler Cruvinel quer também aproveitar a audiência  da Comissão de Agricultura para angariar apoio político para agilizar soluções e recursos federais importantes para o Estado de Goiás, principalmente na área de infraestrutura rodoviária. Heuler Cruvinel lembra que a duplicação de BRs importantes que cortam o Estado estão entre as prioridades. “Na nossa opinião,  a duplicação, por exemplo, do trecho da BR-452 que liga Itumbiara a Rio Verde, e da BR-153, de Anápolis a Talismã, no Tocantins são providências urgentes a serem tomadas”, lembra Heuler, assinalando que há pouco mais de um mês, enviou requerimento ao Ministério dos Transportes solicitando as obras.
 
PAC da  Agricultura

A Comissão de Agricultura também deve discutir com os produtores durante a visita à Tecnoshow os estudos preliminares que o governo federal tem realizado para estabelecer políticas de longo prazo para a agropecuária, que poderão resultar em um Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) específico para o setor. O plano de ações já ganhou o apelido de “PAC da Agricultura”. Segundo as primeiras informações, o PAC da Agricultura pode abranger o armazenamento e o transporte de produtos e beneficiar tanto a agricultura empresarial quanto a familiar.
 
“Isso seria um reconhecimento necessário ao setor agropecuário do Brasil, responsável por 33% do PIB do país, segundo números do Ministério da Agricultura e do IBGE.. Em Goiás, de acordo com levantamento divulgado pela Secretaria de Gestão e Planejamento do governo estadual (Segplan), o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado cresceu 4,1%, na comparação com 2010.O destaque foi a agropecuária, com crescimento de 6,3%. Tal peso não pode ser deixado fora  da discussão”, assinala  o deputado Heuler Cruvinel.

Assessoria de Imprensa

Compartilhe

Comente: Deputados debaterão desafios e PAC da Agricultura