De olho em uma vaga na Assembléia

Demilson Lima, Padre Ferreira e Casagrande ainda podem se tornar deputados


O aproveitamento de parlamentares em cargos no primeiro e segundo escalões do governo estadual e a provável candidatura de alguns deputados estaduais nas eleições municipais do ano que vem têm deixado alguns suplentes animados com a possibilidade de tomar assento na Assembleia Legislativa. A vacância, em pelo menos três pastas de primeiro escalão do governo, e a interinidade na secretaria de Cidades eleva a expectativa, principalmente, de membros da base política de Marconi Perillo (PSDB).

As possíveis mudanças podem surtir efeitos no quadro político dos municípios às vésperas das eleições de 2012. O ex-deputado estadual Padre Ferreira (PSDB), que hoje administra o Vapt-Vupt, chegou a ocupar a terceira suplência no mês passado, quando os deputados Nilo Resende e Jânio Darrot ainda respondiam, respectivamente, pelas secretarias de Assuntos da Copa do Mundo e de Desenvolvimento da Região Metropolitana.

Com o retorno dos dois para a Assembleia, o tucano com base eleitoral em Rio Verde retornou para a quinta suplência. No entanto, a provável candidatura a prefeito ou a vice de cinco membros da coligação no próximo ano gera novas perspectivas de ocupar uma vaga na bancada tucana da Assembleia no próximo ano. “Claro que dependerá do resultado das eleições”, aponta o ex-deputado. Logo atrás de Padre Ferreira e com base em Jataí, o sexto suplente Victor Priori (PSDB) também teria chances de assumir um mandato legislativo.

Vice-prefeito de Rio Verde e segundo suplente de deputado estadual, Demilson Lima (PPS) também poderá ascender ao cargo para o qual obteve 19.085 votos na última eleição. As prováveis candidaturas dos dois primeiros suplentes Wellington Valim (PTdoB) e Joaquim de Castro ( que trocou o PPS pelo PSD) a prefeito em Inhumas e Jussara aumentam as possibilidades do prefeito Juraci Martins (PSD) ter um aliado direto no Legislativo.

Durante a campanha ao governo e após o resultado do primeiro turno das eleições, o então candidato Marconi Perillo chegou a prometer que Demilson assumiria o posto. Contudo, uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que garantiu ao deputado estadual Cláudio Meirelles (PR) o direito de ser diplomado afastou do até então primeiro suplente a chance de ser empossado. Com a mudança, o governador teria de convidar pelo menos dois parlamentares da coligação para ocupar cargos na máquina administrativa para abrir uma vaga na Assembleia.

O vereador e ex-presidente da Câmara de Rio Verde Elecir Casagrande (PP) tem se declarado confiante de que será deputado estadual no próximo ano. De acordo com o parlamentar, a pré-candidatura de Ademir Menezes (que trocou o PR pelo PSD) à Prefeitura de Aparecida de Goiânia e a pretensão de Ozair José (PP) de disputar a eleição municipal como vice de Maguito Vilela (PMDB) em 2012 abrirão caminho para que ele trocar a Câmara de Rio Verde por uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Por Fernando Machado – Publicado no Jornal Tribuna do Sudoeste

Compartilhe

Comente: De olho em uma vaga na Assembléia