Comissão de Ética do MDB julga prefeitos dissidentes

Ezízio Barbosa, relator do processo, destaca parecer favorável para expulsões


Hoje, a partir de 15 horas, a Comissão de Ética do MDB de Goiás julgará o processo para expulsão dos prefeitos de Turvânia, Rio Verde e Catalão – Fausto Mariano, Paulo do Vale e Adib Elias -, além do ex-prefeito de Formosa e atual secretário de Governo, Ernesto Roller. O julgamento acontecerá no diretório estadual do partido, em Goiânia.

A razão para o pedido de expulsão foi o fato de nas eleições para o governo do Estado, no ano passado, os prefeitos terem apoiado o então candidato Ronaldo Caiado (DEM), em detrimento da candidatura própria do partido, do ex-deputado federal e presidente estadual do partido Daniel Vilela (MDB). Assim, a situação se enquadra como indisciplina partidária, de acordo com estatuto do MDB.

O parecer do relator dos processos cautelares e éticos, o ex-secretário de Meio Ambiente de Aparecida de Goiânia, Ezízio Barbosa, é favorável para expulsão dos filiados, conforme destacou em entrevista ao Diário de Aparecida. Ezízio explicou que irá comandar o julgamento e que haverá todo o processo legal, com ampla defesa por parte dos prefeitos e ouvirá testemunhas. “No final, os membros da Comissão votam. Eu voto com base no parecer”, informou.

Conforme a assessoria de Daniel Vilela, o ex-parlamentar não pode dar declarações a respeito do processo porque o Conselho de Ética é independente do partido.

Dissidentes
Também foram contrários às orientações do partido e apoiaram a candidatura de Ronaldo Caiado nas últimas eleições os prefeitos de Goianésia, Piracanjuba e Arenópolis – Renato de Castro, João Barbosa e Ovarci Vilela, respectivamente.

O presidente do MDB em Aruanã, Paulo Silva, também formalizou apoio ao democrata em agosto de 2018, assim como o ex-prefeito de Alto Horizonte e presidente da sigla no município, Hernandes Maurício.

Em abril do ano passado, o deputado federal José Nelto (Pode) aproveitou a janela partidária e deixou o MDB – partido que era filiado há 35 anos. O parlamentar apoiou Ronaldo Caiado desde o início da pré-campanha eleitoral e continuou ao seu lado até o fim das eleições, em outubro.

Outro emedebista à época, que deixou a legenda durante a última janela partidária foi o ex-deputado estadual Lívio Luciano, que hoje é filiado ao Podemos e atual chefe de Gestão da Governadoria do governador Ronaldo Caiado (DEM).

Suspensão
Em junho de 2018, a sigla suspendeu por 60 dias os correligionários Ernesto Roller, Paulo do Vale e Adib Elias, além do ex-presidente do partido em Catalão, Cairo Roberto. A medida fez parte do processo legal previsto no estatuto do MDB.

Diário de Aparecida

Compartilhe

Comente: Comissão de Ética do MDB julga prefeitos dissidentes