Caiado anuncia assinatura de acordo com a Enel

"A partir de agora, os empresários aqui em Goiás terão a tranquilidade para poder voltar a investir com qualidade de energia elétrica", pontuou


Após um enredo que já estava virando novela em torno de críticas com relação aos serviços de energia prestados pela Enel e que até poderiam levar à cassação da empresa italiana, o governador Ronaldo Caiado anunciou que irá assinar um acordo na próxima segunda-feira (26/08) com a companhia. "A partir de agora, os empresários aqui em Goiás terão a tranquilidade para poder voltar a investir com qualidade de energia elétrica", pontuou.

A fala do governador aconteceu na coletiva que concedeu para também anunciar investimentos de R$ 89 milhões de reais pela BRF Alimentos no Estado, com a retomada de atividades da empresa em .

Caiado pontuou que na assinatura do acordo estarão presentes o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque; o diretor-presidente da Enel, Abel Rochinha; o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ); além de outros deputados federais e empresários "que estão sofrendo tanto com essa falta de fornecimento de energia elétrica", mencionou o governador.

Governo tem "credibilidade moral" para exigir melhorias, afirma Caiado
O termo de acordo será assinado para "que realmente a Enel assuma o compromisso de repor imediatamente aquilo que realmente tem faltado par que as empresas possam continuar suas atividades dentro do critério de segurança nas produções dos seus alimentos, como também de outros setores". O governador considerou que é "uma grande vitória" a assinatura do documento.

Questionado se a Enel realmente irá cumprir com o acordo, tendo em vista que já houveram outras promessas de melhorias no passado, Ronaldo Caiado aproveitou para dar uma indireta nas gestões anteriores e afirmar que são novos tempos de governo. Ele disse que da parte dele nunca houve nenhum acordo e que "agora nós temos um momento diferente no governo".

"Vou fazer uma correção: nunca houve nenhum acordo da minha parte. Agora, nós temos um momento diferente no governo. Primeiro, porque tem outro governador. Segundo, temos um governo independente e capaz de poder exigir com credibilidade moral que a Enel atenda as nossas exigências", sentenciou.

Histórico da polêmica
Os serviços prestados pela Enel em Goiás nunca foram unanimidade. Desde a privatização consolidada em 2017, a empresa vinha recebendo críticas de produtores rurais e comerciantes. Elas começaram a se acentuar no início deste ano. Desde janeiro, o governador Ronaldo Caiado vem cobrando melhorias no sistema de distribuição de energia elétrica no Estado de Goiás. O primeiro encontro entre o mandatário goiano e o diretor-presidente da Enel, Abel Rochinha se deu em janeiro e Caiado já manifestou suas reivindicações. Mesmo assim, não houve um retorno na qualidade do serviço.

A qualidade dos serviços da companhia italiana também é alvo desde fevereiro de uma CPI na Alego. Os parlamentares a instituíram para buscar os motivos pelos quais a companhia tem um dos piores serviços no setor.

Em fevereiro, representantes do setor agropecuário e comerciantes realizaram protestos na porta da sede da Enel, em Goiânia. "Não iremos descansar enquanto isto não se resolver”, disse o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) Zé Mário Schreiner no dia. 

Além de reinvindicarem melhores qualidades no serviço de fornecimento, alegaram que o mesmo era péssimo e ainda assim ainda pagavam uma das maiores tarifas do Brasil. “Goiás não merece essa situação”, desabafou Zé Mário, em entrevista à época.

Compartilhe

Comente: Caiado anuncia assinatura de acordo com a Enel