Médicos de Rio Verde suspeitos de reaproveitar material cirúrgico são soltos

Profissionais devem responder em liberdade até o julgamento


Os médicos de Goiás presos na operação Autoclave foram soltos na noite desta quarta-feira (18). Dois dos investigados estavam detidos na Casa de Prisão Provisória (CPP) de Rio Verde, na região Sudoeste do Estado. Os profissionais são suspeitos de reaproveitar cateteres e diversos equipamentos que deveriam ser descartados depois de usados uma única vez e eram reutilizados em até 15 cirurgias. 

Os materiais custam em torno de R$1,2 mil, mas os suspeitos compravam por 250 ou 300 reais, segundo a investigação. Além dos médicos, outros cinco investigados foram beneficiados com a decisão. Na sentença, o juiz Givanildo Nogueira Constantinov de Maringá (PA) alega que as diligências e as oitivas foram finalizadas e isso não justificava manter as prisões temporárias e nem converter em preventivas. 

A Operação Autoclave foi realizada no último dia 11 deste mês pela Polícia Civil do Paraná e também cumpriu mandados de busca e apreensão em Goiás. No dia da ação, a Polícia Civil (PC) goiana, informou que no Estado foram cumpridos 3 mandados de prisão e 3 de busca e apreensão. As diligências foram realizadas com o apoio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon) e da 8ª Delegacia Regional de Polícia (DRP). 

A ação é um desdobramento da Operação Autoclave, que foi realizada em setembro desse ano no Paraná. Um grupo criminoso envolvido com adulteração por meio de esterilização ilícita de materiais descartáveis foi preso na época.

O Popular

Compartilhe

Comente: Médicos de Rio Verde suspeitos de reaproveitar material cirúrgico são soltos