Dicas para economizar com o Cartão de Crédito

Atualmente, usar o cartão de crédito é algo bastante comum na nossa rotina. Desse modo, saiba como lidar com isso de forma inteligente agora.


Atualmente, usar o cartão de crédito é algo bastante comum na nossa rotina. Desse modo, saiba como lidar com isso de forma inteligente agora.

Diferentemente do que muitas pessoas imaginam, utilizar o cartão de crédito não é algo ruim e nem mesmo perigoso.

Entretanto, manter o controle com essa ferramenta de compra é realmente desafiador. Pensando nisso, elaboramos um post completo com 7 dicas para te ajudar a economizar no cartão de crédito.

Dessa forma, você evita a inadimplência, bem como, consegue usar este tipo de produto sem se endividar.

Sem mais delongas, veja abaixo um artigo completo sobre o assunto. Confira e tenha uma excelente leitura!

7 Dicas para economizar com o Cartão de Crédito

Veja abaixo 7 dicas simples mas super eficazes para você economizar com cartão de crédito. Olha só:

  1. Tenha apenas 1 ou 2 cartões

De antemão, tenha em mente a máxima “menos é mais”. Ou seja, recomendamos que você tenha apenas um ou, no máximo, dois cartões de crédito.

Nesse sentido, será mais fácil você ter controle sobre os gastos desses cartões. Bem como, poderá anotar as suas despesas de forma mais coerente e assertiva.

Basicamente, quanto menos cartões de crédito você tem, mais fácil é economizar; e também manter o controle da sua vida financeira.

  1. Faça sempre um bom planejamento financeiro

Sob o mesmo ponto de vista, é muito importante que você tenha um bom planejamento financeiro.

Dessa forma, anote sempre as suas despesas e também anote os seus ganhos. Nesse sentido, indicamos sempre aos nossos leitores que nunca tenha parcelas no cartão de crédito que ultrapassem metade dos seus ganhos.

Por exemplo, se você ganha todos os meses R$ 1500, a sua fatura do cartão de crédito não deve ser maior que R$ 750.

Desse modo, para um excelente planejamento financeiro recomendamos o uso de planilhas, aplicativos ou até mesmo da boa e velha agenda.

  1. Jamais entre no crédito rotativo

Além disso, você não deve nunca entrar no crédito rotativo do cartão de crédito. Ou seja, jamais pague a parcela mínima do cartão.

Isso impede que o seu nome seja inserido em órgãos como Serasa e SPC, todavia, os juros são muito altos e em pouco tempo você estará em uma bola de neve.

  1. Cuidado com as taxas de anuidade

Ademais, indicamos que você sempre negocie as suas taxas de anuidade do cartão. Além disso, você também pode optar por adquirir algum cartão de crédito sem anuidade.

Em nosso site, temos artigos que falam sobre os melhores cartões de crédito sem taxa de anuidade do Brasil. Leia essa matéria e se informe corretamente sobre o tema.

  1. Use o cartão com muita inteligência

Bem como, saiba que é muito importante que você sempre use o seu cartão de crédito com inteligência. Ou seja, se você tem o dinheiro para fazer uma compra à vista, compre apenas à vista.

Se não tem, analise se compensa realizar essa compra de forma parcelada no cartão. Infelizmente, muitas pessoas compram mimos, lanches, roupas e presentes no cartão de crédito sem pensar.

Desse modo, quando a fatura chega não sabem sequer em que gastaram e como vão fazer o pagamento do boleto!

  1. Anote todo e qualquer gasto

Além disso, é imprescindível que você anote todos os seus gastos com cartão, como em estacionamentos, cinemas, passeios, roupas, etc.

Enfim, sempre que usar o cartão guarde o canhoto e anote na sua agenda financeira. Assim, você saberá qual será o valor da próxima fatura antes mesmo de ela chegar.

  1. Estude e aprenda mais sobre finanças

Por último, mas não menos importante, é fundamental que você estude mais sobre finanças e entenda conceitos como juros, saúde financeira e bem-estar orçamentário.

Para isso, indicamos que você acompanhe portais como o nosso e também outros sites da internet que oferecem conteúdos gratuitos sobre educação financeira.

Além de sites na internet e blogs, também é interessante que você acompanhe canais do YouTube que falam sobre finanças.

Assim sendo, os canais mais famosos no Brasil sobre o tema são: o Me Poupe, o Nath Finanças e também o Primo Rico.

Esses canais possuem vídeos com muitas dicas para te ajudar a controlar gastos, tanto no cartão de crédito, como também com o seu salário.

Além disso, você também consegue obter algumas informações sobre investimentos e as melhores formas de lidar com o seu dinheiro.

Recomendamos ainda que você procure cursos online para fazer. Eles vão te ajudar a entender mais sobre finanças.

Atualmente, a Fundação Getúlio Vargas oferece vários cursos gratuitos que podem ser feitos de forma totalmente remota.

A Fundação Bradesco também tem este tipo de iniciativa que é muito benéfica para os cidadãos brasileiros.

Em resumo, basta se informar e correr atrás; pois existem muitas informações gratuitas sobre dinheiro aqui na internet.

Por falar nisso, ative as nossas notificações para você não perder nenhum post sobre este tipo de assunto!

Compartilhe

Comente: Dicas para economizar com o Cartão de Crédito