Vida de ciclista

Atletas ainda lutam por melhores condições para a prática do esporte


No dia 22 de Setembro é celebrado o Dia Mundial Sem Carro, que conta com o apoio de autoridades e órgãos públicos. O que não deixa de ser uma hipocrisia, uma vez que políticas que visam a solução para o trânsito, com prioridade para o transporte coletivo decente é escasso.

De acordo com o coordenador de esporte individual Linomar Melo, existe uma proposta para a criação de ciclovia em Rio Verde. “Já mandamos a proposta para a prefeitura, mas ainda não obtivemos resposta”, afirma. Na inexistência de ciclovias, é preciso pedalar nas ruas, e não na calçada, determina o Código de Trânsito Brasileiro. A questão é que o motorista de carro não respeita quem anda de bicicleta, então a maioria pedala em grupos para serem percebidos.

O coordenador diz ainda que eles recebem muitas reclamações. “As pessoas não treinam por conta disso. Há essa cobrança para a criação da ciclovia todos os dias. A prefeitura deveria dar mais atenção a isso”, conclui.
 
Cleomar Vilela, presidente do Clube Mountain Bike, diz que o clube não aceita os ciclistas saírem desprotegidos. “As pessoas devem utilizar óculos, roupas apropriadas, luvas, capacete. Já aconteceu em Rio Verde de uma pessoa vir a óbito pela falta do uso do capacete”.

Os acidentes que acontecem na maioria das vezes são por ciclistas informais, ou seja, aqueles que andam na pista da esquerda, não utilizam os equipamentos adequados, diz Josefer Silva, filho de um dono de bicicletaria.

A vulnerabilidade dos ciclistas fica exposta quando acaba em acidentes. É preciso usar os equipamentos adequados. Se cada um fizer sua parte, incluindo os motoristas de carro, teremos um trânsito melhor.

Por Isabella Leão - Especial para o Rio Verde Agora

Compartilhe

Comente: Vida de ciclista