Os cuidados na prática esportiva no tempo seco

A baixa umidade, que está bem aquém dos 60% – índice considerado confortável pela Organização Mundial de Saúde (OMS) –, deixou Goiás em estado de atenção e aviso meteorológico


Faz bem à saúde, modela o corpo e é sinônimo de qualidade de vida. Apesar dos inúmeros benefícios para uma vida saudável, os exercícios físicos podem se tornar grandes vilões e representar riscos nesta época do ano, se não forem bem orientados. Por causa do tempo seco, médicos e treinadores físicos alertam os praticantes de atividades ao ar livre ou de academias que não contam com sistema de climatização a deixarem as atividades de lado, pelo menos por enquanto, a qualquer sintoma de mal-estar. Isso porque a umidade relativa do ar, que nos últimos dias chegou aos 11% em Rio Verde, torna a respiração mais difícil , pode causar desidratação e outros problemas, inclusive para o coração.

A baixa umidade, que está bem aquém dos 60% – índice considerado confortável pela Organização Mundial de Saúde (OMS) –, deixou Goiás em estado de atenção e aviso meteorológico, como explica o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Claudemir de Azevedo. De acordo com ele, a umidade relativa do ar é a quantidade de vapor d’ água contido na atmosfera. “Quanto mais próximo dos 100%, mais úmido está o ar. Rio Verde está bem abaixo do índice de conforto, o que é um gatilho para problemas respiratórios”, comenta. O clima seco, segundo Claudemir, deve durar mais alguns dias.

Mas, segundo alertam os especialistas, o ideal é evitar atividades físicas entre as 10h e as 16h. “O melhor é priorizar lugares fechados com climatização – hoje, muitas academias têm esse sistema”, sugere. Em Rio Verde, um destes locais é a academia Lifeclub, localizada no Setor Morada do Sol, que investiu em climatizadores para que seus frequentadores possam continuar praticando exercícios sem nenhum risco à saúde por conta do clima seco. Sócio-proprietário da Lifeclub, o empresário Raffael Teixeira comenta que o local está preparado para enfrentar esta época do ano: “Investimos em quatro climatizadores espalhados pela academia e em mais um climatizador central. O que estamos buscando é minimizar os efeitos da sequidão do tempo em quem pratica esporte. Cada atleta tem o seu ritmo, e o que oferecemos é um ambiente agradável e sem riscos à saúde de quem aqui vem treinar. Dentro de nossas portas, o clima é bem mais agradável, finalizou.

Compartilhe

Comente: Os cuidados na prática esportiva no tempo seco