O skate como paixão

Jovens fazem do esporte um estilo de vida


Em pleno século XXI a geração que se diz moderna está mais para “geração retrógrada”. Apesar do skate ter conquistado seu espaço, o preconceito não saiu de cena. Os praticantes desse esporte já estão acostumados ao rótulo de “má influência”. Eles dizem que isso acontece pelo fato do skate ser um esporte radical inovador e principalmente anárquico, no sentido de não existirem regras para se praticar. Os apaixonados gritam alto que o skateboard não é um simples esporte e sim um “estilo de vida”, para muitos dos que querem dar um basta nas imposições feitas pela sociedade. É uma maneira de obterem mais controle sobre suas próprias ações.

Esse tabu deveria ter sido quebrado a muito tempo, pois o preconceito atrasa o desenvolvimento do esporte, tanto no Brasil como no resto do mundo. E de fato ele nunca vai deixar de existir. Até mesmo Renato Francis, proprietário da Skate Shop Radical Sports, passa por esse constrangimento e disse que o preconceito sofrido aqui é uma luta contínua. “Todo dia temos que tentar mostrar o contrário. Isso é centralizado aqui em Rio Verde. Nas cidades vizinhas e em Goiânia, principalmente, não existe isso”, afirmou.

A tática que os skatistas usam é não se preocuparem com a opinião da crítica e sim andar sobre as quatro rodinhas para elevar o seu nível técnico e para se divertirem, compartilhar a alegria por cada manobra conquistada.

No dia 1º de maio na cidade de Rio Verde aconteceu talvez o último campeonato de skate e patins do ano de 2011. Motivo? A Prefeitura da cidade irá demolir a única pista existente da Praça dos Skatistas para a abertura de uma rua. Veja abaixo o que os skatistas disseram sobre a demolição da pista:

 Eduardo Vieira, o Eduardinho, reclama: “Não terá mais lugar pra ir andar de skate, estou chateado. Mas nós vamos atrás de outros meios e não vamos desistir”.

Renato Francis, proprietário da Skate Shop – Radical Sports, promete protestar: “Estamos bastante contrariados com essa situação, vão destruir a pista sem garantia de nada. Todas as cidades vizinhas tem pistas e Rio Verde sendo uma cidade grande não tem outro lugar. É fato, a demolição da pista já está autorizada, esse campeonato é a saideira da pista. Vamos fazer manifestos! Já entramos em contato com a prefeitura e querendo ou não essa demolição vai causar um desgaste na gestão atual”.

Por Kakau Oliveira – Especial para o Rio Verde Agora

Fotos

Imagem de O skate como paixão Imagem de O skate como paixão Imagem de O skate como paixão

Compartilhe

Comente: O skate como paixão