Itumbiara, Goianésia, Rubiataba e Rio Verde recebem Jogos Estudantis

Essa fase contempla as modalidades coletivas e vai contar com a participação de alunos da faixa etária entre 12 e 17 anos, matriculados na rede pública de ensino e redes particulares


A partir da próxima quinta-feira (16), os Jogos Estudantis 2019 realizados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência do Desporto Educacional, avançam para a etapa regional. As competições serão realizadas em quatro polos – Itumbiara, Goianésia, Rubiataba e Rio Verde, que atenderão as 40 regionais que envolvem os 246 municípios goianos. Essa fase contempla as modalidades coletivas e vai contar com a participação de alunos da faixa etária entre 12 e 17 anos, matriculados na rede pública de ensino e redes particulares.

A competição é dividia em quatro fases: municipal, intermunicipal, regional e estadual, que envolvem cerca de 40 mil alunos/atletas. As duas primeiras etapas já foram realizadas, classificando os maiores destaques nas modalidades coletivas (vôlei, basquete, handebol e futsal) para a etapa regional, que tem início no dia 16 de maio e segue até 10 de junho. Dando sequencia será realizada a fase estadual das modalidades coletivas dos dias 20 a 23 de junho.
As fases municipal e intermunicipal também classificaram os maiores destaques nas modalidades individuais (atletismo, badminton, ciclismo, Ginástica Ritmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez). Esses atletas, entretanto, seguem direto para a fase final da competição, a etapa Estadual, que será realizada entre os dias 02 e 06 de outubro.

Neste ano, haverá também a participação de alunos/atletas paralímpicos, resultado da parceria entre a Superintendência de Desporto Educacional, Superintendência de Inclusão e a Secretaria de Esporte, por meio da Superintendência de Esporte e Lazer. Os alunos com deficiência disputam as modalidades individuais de atletismo, bocha, natação e parabadminton, que seguem cronograma único, que acontecerá em outubro juntamente com as modalidades individuais.

Os melhores colocados nos Jogos Estudantis 2019 se classificam para a maior competição estudantil do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude. Em 2018, 155 alunos/atletas de 25 municípios goianos participaram dos jogos nacionais e trouxeram para casa seis medalhas, sendo duas de ouro, uma de prata e três de bronze. Neste ano o jogos a etapa regional dos jogos nas modalidades coletiva será realizada entre os dias 02 e 06 de Setembro em Cascavel/PR. A etapa nacional das modalidades individuais e coletivas será entre os dias 16 e 30 de novembro deste ano em Blumenau em Santa Catarina.

Os jogos
Realizados pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), os Jogos Estudantis têm como objetivo fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos, possibilitando a identificação de talentos desportivos nas escolas. De acordo com o superintendente de Desporto Educacional, professor Maurício Roriz dos Santos, os jogos “mobilizam a juventude estudantil em torno do esporte e contribuem para a formação integral do aluno/atleta, motivando aprimorar sua vivência esportiva e oportunizando a integração entre os participantes de diversos municípios e unidades escolares”.

Confira a agenda de cada polo:
Polo sede: Itumbiara

De 16 a 19 de maio. Equipes das regionais de Catalão, Goiatuba, Itaberaí, Morrinhos, Palmeiras, Piracanjuba, Pires do Rio, Trindade e Silvânia

Polo sede: Goianésia
De 23 a 26 de maio. Equipes das regionais de Campos Belos, Águas Lindas, Anápolis, Inhumas, Luziânia, Novo Gama, Planaltina, Posse e Formosa

Polo sede: Rubiataba
De 30 de maio a 2 de junho. Equipes das regionais de Ceres, Goiás, Itapuranga, Itapaci, Minaçu, Porangatu, São Miguel do Araguaia, Uruaçu e Goiânia

Polo sede: Rio Verde
De 6 a 9 de junho. Equipes das regionais de Aparecida de Goiânia, Iporá, Jataí, Jussara, Mineiros, Piranhas, Santa Helena, São Luis de Montes Belos e Quirinópolis.

Compartilhe

Comente: Itumbiara, Goianésia, Rubiataba e Rio Verde recebem Jogos Estudantis