Do futebol às Paralimpíadas, conheça esportistas de Mato Grosso que brilham no Brasil e no mundo

Estado já revelou nomes campeões pan-americanos e paralímpicos, com destaques em diversas modalidades


O Mato Grosso tem bons representantes no esporte nacional e mundial, com atletas nascidos em diversas cidades. Embora o futebol seja o carro-chefe, o estado já revelou nomes campeões pan-americanos e paralímpicos, com destaques em diversas modalidades, seja nas quadras, nas piscinas, nas pistas ou nas mesas.

Confira dez mato-grossenses que brilham no esporte pelo Brasil e mundo afora:

Fábio (futebol)

Considerado um dos maiores goleiros da história recente do futebol brasileiro e também do Cruzeiro, Fábio nasceu na cidade de Nobres, pequeno município na região central do Estado. Ele é o recordista de jogos pelo clube mineiro, com mais de 800 partidas, além de ser o jogador com mais jogos no Campeonato Brasileiro por pontos corridos. Pela Raposa, já conquistou 11 títulos oficiais, com destaque para dois Brasileirões (2013 e 2014) e duas Copas do Brasil (2017 e 2018).

 

Michael (futebol)

Nascido no município de Proxéu, no sul mato-grossense, Michael é uma das maiores promessas do futebol brasileiro, apesar do início tardio no futebol. O atacante se destacou no Goiás nos últimos anos, sendo eleito o jogador revelação do Campeonato Brasileiro de 2019, e se transferiu para o Flamengo no começo de 2019 por R$ 34 milhões e já vem, aos poucos, ganhando espaço na equipe de Jorge Jesus, com dois gols marcados no Campeonato Carioca deste ano.

Rafael Tolói (futebol)

O zagueiro de 29 anos atualmente defende a Atalanta, uma das surpresas da temporada europeia, mas deu seus primeiros passos na cidade de Glória d’Oeste, próximo à fronteira com a Bolívia. No futebol brasileiro, Tolói se destacou com a camisa do Goiás, onde foi bicampeão estadual (2009 e 2012), e do São Paulo, sendo campeão da Copa Sul-Americana em 2012. Também já jogou na Roma, e nas equipes de base da Seleção Brasileira, onde foi campeão do Sulamericano Sub-20.

Éverton (futebol)

Outro futebolista de destaque que vem do Mato Grosso é Éverton, atualmente no São Paulo. Ele nasceu na cidade de Nortelândia, mas começou a carreira no sul do país, atuando pelo Paraná Clube. Se destacou muito pelo Flamengo, clube pelo qual conquistou quatro vezes o Campeonato Carioca (2008, 2009, 2014, 2017) e um Brasileirão (2009).

David Moura (judô)

Dos campos para o tatame, um dos grandes atletas mato-grossenses da atualidade é o judoca David Moura. Natural de Cuiabá, ele representa a Seleção Brasileira da modalidade e tem como ponto alto da carreira a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2015, em Toronto (Canadá), na categoria acima de 100kg. Ele também foi vice-campeão mundial em 2017, em Budapeste (Hungria).

Ana Tiemi (vôlei)

Nascida na cidade de Nova Mutum, a levantadora Ana Tiemi se destacou no cenário nacional por equipes como Osasco, Vôlei Futuro e Bauru, além de defender equipes do exterior. Mas o ponto alto da carreira é um título do Grand Prix de Vôlei com a Seleção Brasileira em 2009, em Tóquio (Japão), além da medalha de prata nos jogos pan-americanos de Toronto, em 2015.

Felipe Lima (natação)

Na natação brasileira, um dos nomes de destaque vem da capital Cuiabá. Trata-se de Felipe Lima, que acumula medalhas em torneios de grande importância na natação. Ele é bicampeão pan-americano no revezamento 4x100 medley, em Guadalajara (2011) e Toronto (2015), além de quatro medalhas de prata, inclusive na Rio 2007. Em mundiais, também levou prata tanto na piscina longa, em 2019, em Gwangju (Coreia do Sul) quanto na curta, em 2016, em Windsor (Canadá).

Arthur Mendes (natação)

Natural de Cáceres, cidade do sudoeste mato-grossense, Arthur Mendes é outro nome de destaque da natação brasileira, sobretudo no nado borboleta. Ele competiu ao lado de Felipe Lima no revezamento 4x100 medley nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, ganhando a medalha de ouro, grande conquista de sua carreira até hoje. Também tem um bronze no Mundial Júnior de Lima (Peru) em 2011, nos 100m borboleta.

Leandro Zavodini (poker)

Poker também é esporte, e um mato-grossense vem se destacando nas mesas. Apesar da carreira relativamente curta em grandes torneios ao vivo, Leandro Zavodini tem ótimos desempenhos em competições nacionais, terminando "in the money" (o que, na terminologia do esporte, significa zona de premiação) em dezenas de competições nacionais, somando pontos para o ranking internacional. Tem como ponto alto da carreira o título de um dos eventos do Brazilian Series of Poker em 2019, em São Paulo.

Lucas Prado (atletismo paralímpico)

Vem de Rondonópolis um dos maiores velocistas paralímpicos brasileiros dos últimos anos. Lucas Prado conquistou medalha de ouro tanto nos 100m, 200m e 400m dos Jogos Paralímpicos de Pequim, em 2008, além do título do Campeonato Mundial de 2013, na França, nos 100m e 200m. Também é dono de duas medalhas de prata nos Jogos Paralímpicos de Londres, em 2012, nos 100m e 400m, e seis medalhas de ouro em Jogos Parapan-Americanos.

Compartilhe

Comente: Do futebol às Paralimpíadas, conheça esportistas de Mato Grosso que brilham no Brasil e no mundo