Conselho Técnico oficializa a Divisão de Acesso 2019

Campeonato, com participação do Esporte Clube Rio Verde, começará no dia 10 de agosto


A reunião do Conselho Técnico do Campeonato Goiano da Divisão de Acesso 2019 realizada nesta terça-feira, dia 7 de maio, oficializou todos os aspectos da competição. O Campeonato será iniciado no sábado, dia 10 de agosto estendendo-se até o domingo, dia 13 de outubro. 
 
Por força da legislação vigente, a fórmula de disputa obrigatoriamente é a mesma do ano passado.
 
Assim, os 8 times participantes jogam 11 partidas, contagem corrida de pontos ganhos, quando os dois primeiros colocados são campeão e vice do Campeonato, alcançando acesso ao Goianão 2020 enquanto os dois últimos colocados são rebaixados para a Terceira Divisão em 2020.
 
Em 2019 os 8 clubes integrantes do Campeonato são: América de Morrinhos, Anápolis, Aparecida, Jaraguá, Jataiense de Jataí, Morrinhos, Rio Verde e Trindade, com as seis alterações em relação a 2018, quando Crac, Novo Horizonte de Ipameri, Goiânia e Goianésia ascenderam ao Goianão 2019, substituídos por Anápolis e Rio Verde que foram rebaixados do Goianão 2018 enquanto Aseev e Santa Helena que foram rebaixados à Terceira Divisão 2018 são substituídos por Morrinhos e Aparecida, os dois times promovidos da Terceira Divisão 2018.
 
O último dia útil anterior ao da 3ª Rodada do 2º Turno, será o prazo limite para os jogadores ganharem condição de jogo para o Campeonato.
 
Sistema de disputa
A fórmula de disputa é idêntica à do ano passado. As 8 equipes estão divididas em dois grupos de quatro times cada, formados a partir de quatro duplas regionalizadas sorteadas, ficando cada dupla em cada um dos dois grupos. 
 
Assim, o Grupo A é formado por América, Jaraguá, Rio Verde e Aparecida enquanto o Grupo B é composto por Morrinhos, Anápolis, Jataiense e Trindade. Os jogos acontecem grupo contra grupo, em ida e volta, nos dois primeiros turnos e dentro dos respectivos grupos no 3º Turno, somente ida, totalizando 11 partidas para cada time, sendo que América e Rio Verde no Grupo A e Anápolis e Jataiense no Grupo B, por critério técnico, realizam seis partidas como mandantes e cinco como mandados enquanto os demais quatro times, Jaraguá e Aparecida no Grupo A e Morrinhos e Trindade no Grupo B jogam cinco como mandantes e seis como mandados, contagem corrida de pontos ganhos, quando os dois primeiros colocados alcançam acesso ao Goianão 2020 enquanto os dois últimos colocados são rebaixados para a Terceira Divisão em 2020, sempre independente do grupo a que pertençam. 

Quantidade de atletas abaixo da idade
Idem, desde 2014, a quantidade de atletas até 22 anos de idade, ou seja, nascidos a partir de 1º de janeiro de 1997, continua em sete por partida dentre os 18 que constam da súmula, por time, nos jogos.

FGF

Compartilhe

Comente: Conselho Técnico oficializa a Divisão de Acesso 2019