Conselho técnico define Campeonato Goiano 2012

Reunião entre FGF e clubes participantes aponta fórmula de disputa e prazos a serem cumpridos no campeonato


Em reunião entre a Federação Goiana de Futebol (FGF) e os 10 clubes da primeira divisão em Goiás foram definidas as condições do Campeonato Goiano de 2012. O encontro realizado na tarde de quinta-feira, 10 de novembro, na sede da FGF, apontou questões como a fórmula de disputa da competição, prazos a serem cumpridos em relação a inscrição de jogadores e preços de ingressos.

Em 2012 participam do Goianão a Associação Atlética Anapolina, Associação Atlética Aparecidense, Atlético Clube Goianiense, Clube Recreativo e Atlético Catalano, Esporte Clube Rio Verde, Goianésia Esporte Clube, Goiás Esporte Clube, Itumbiara Esporte Clube, Morrinhos Futebol Clube, e Vila Nova Futebol Clube. O Campeonato será iniciado no domingo, dia 22 de janeiro estendendo-se até o domingo, dia 13 de maio.

Fórmula de disputa
A fórmula de disputa do Goianão 2012 será a mesma dos dois últimos anos. A decisão foi tomada em consenso entre a FGF e os clubes, após discussão de outras possibilidades. De acordo com o Estatuto do Torcedor, a mesma fórmula será mantida no campeonato de 2013, para que seja cumprida a exigência de se repetir a fórmula por pelo menos dois anos.

A Primeira Fase será disputa com Turno e Returno em que todos os clubes se enfrentam, sem divisão de grupos. Nesta etapa as equipes jogam um total de 18 rodadas. Os dois últimos colocados nesta fase serão rebaixados à Divisão de Acesso, segunda divisão do futebol goiano. Os quatro clubes melhores colocados se classificam para a Fase Semifinal.

Na Fase Semifinal os confrontos serão definidos de acordo com a colocação dos times na Primeira Fase. Jogam o 1º colocado x 4º colocado e 2º colocado x 3º colocado. Os confrontos serão em ida e volta, sendo que a segunda partida terá o mando da equipe de melhor campanha. Caso haja igualdade em número de pontos e saldo de gols na somatória das duas partidas o clube de melhor campanha se classifica à Fase Final.

Na Fase Final os times se enfrentam em jogos de ida e volta para definir o campeão. A equipe de melhor campanha durante toda a competição, incluindo a Fase Semifinal, terá o mando de campo da segunda partida. Em caso de igualdade em pontos e saldo de gols o time de melhor campanha tem a vantagem. Caso os times tenham somado o mesmo número de pontos em toda a competição a igualdade levará a decisão para os pênaltis.

Inscrição de jogadores
Os clubes têm até o dia 16 de janeiro (segunda-feira) para efetuar a inscrição de jogadores para atuação na primeira rodada do Goianão 2012. Dentro da competição, o prazo limite pra o registro completo do jogador será o último dia útil antes da 5ª rodada do 2º turno, que equivale ao dia 23 de março em 2012. O atleta que atuar por uma equipe não pode atuar em outra no campeonato.

Preço dos ingressos
No Conselho Técnico ficou definido que o preço mínimo a ser cobrado pelos ingressos no Goianão 2012 é de R$ 15,00. No entanto a FGF está aberta a negociações para redução do valor mínimo caso os clubes apresentem projeto diferenciado para, no mínimo, três rodadas da competição. Nos clássicos de Goiânia o preço dos ingressos e o montante da renda ficam por conta do clube mandante.

Compartilhe

Comente: Conselho técnico define Campeonato Goiano 2012