Queima do Alho deu início a Expo Rio Verde

A queima do alho é uma competição gastronômica e os juízes selecionados para avaliar as comitivas foram escolhidos a dedo


No sábado dia 1º de julho, às 5 horas da manhã, os sinos dos tropeiros já balançavam anunciando a chegada das comitivas ao Tatersal do Sindicato Rural. O fogo na lenha, a banha esquentando e a preparação dos alimentos de logo mais. De um lado, tropeiros queimando o alho e socando a paçoca, cozinhando o feijão e preparando o arroz. De outro, fritando o torresmo e decorando o espaço da comitiva. O cheiro que exalava de cada rancho já prenunciava que o sabor não iria decepcionar. Às 10 da manhã o público que chegava encontrava comida pronta e tropeiros animados.

E como todos sabem, a queima do alho é uma competição gastronômica e os juízes selecionados para avaliar as comitivas foram escolhidos a dedo. O casal Antônio Marcos Jumes e Sônia Jumes, vieram de Balneário Camboriú, Santa Catarina, especialmente para conhecer e avaliar a festa. José Lúcio, Mário Antônio de Castro e Paulo Duarte da Silva são de Rio Verde e participam da festa há alguns anos sem falta.

O outro juiz foi Emidinho Madeira, que é Deputado Estadual em Minas Gerais e veio conhecer a festa de Rio Verde. “Eu vou em Barretos há muito tempo e sempre ouço falar de Rio Verde, viemos para a romaria de Trindade e resolvemos conhecer essa festa, está tudo incrível, o povo é agradável e eu estou muito honrado em poder avaliar essas comitivas” contou o deputado.

Além do show de sabores, os artistas não decepcionaram e as Irmãs Galvão entraram no palco pontualmente às 12 horas. Conhecidas por suas músicas apaixonadas e ao mesmo tempo animadas fizeram a poeira subir logo de início. Seguidas de Divino e Donizete que animaram a festa até às 17 horas. Encerrando a festa de 2017 Felipe e Falcão encantaram a todos com suas vozes afinadas e potentes.

Com um público de aproximadamente cinco mil pessoas comida não faltou até a noite. As 15 comitivas prepararam tudo com muito e deixaram os presentes com um sabor de quero mais.

Os juízes votaram e com a somatória das notas foi escolhida a comitiva campeã de 2017. Com a avaliação de melhor comida e melhor traia, a campeã foi a Comitiva Burro Chucro com 175 pontos. Em segundo lugar ficou a Comitiva Esperança e em terceiro a Comitiva Rancho Terêncio.

Fonte: Sindicato Rural de Rio Verde

Compartilhe

Comente: Queima do Alho deu início a Expo Rio Verde