Preparativos para rodeio continuam a mil

Sindicato Rural promete novidades e espera grande público na Exposição Agropecuária de Rio Verde


Durante 53ª Expo Rio Verde, o público poderá apreciar na arena de rodeios diversas atrações, além da premiada montaria em touros. Durante o evento serão apresentadas também as Provas de Três Tambores, de Carneiros, Boi Anão e do Laço.

O lado competitivo também dará espaço ao entretenimento e novidades como a beleza dos animais e amazonas, destreza dos movimentos e com a alegria das crianças peões-mirins.

Três Tambores
A prova, integrante do circuito Super Horse Três Tambores Brasil, será realizada de 15 a 17 de julho e contará com a participação de aproximadamente 60 amazonas de diversos estados do país, todas com destaque nacional. As competidoras de Rio Verde também estarão presentes, representadas por Gabriela Cassol, Bruna Giacon, Taísa Cruvinel e Tarcila Ferguson, esta com apenas oito anos de idade.

A fase classificatória ocorrerá no dia 15/07, às 10hs, onde apenas 10 amazonas serão selecionadas conforme pontuação. No período noturno, durante a realização do rodeio, passaram por mais uma seleção, onde apenas três concorreram a final do domingo (17/07).Serão premiadas as classificadas até o décimo lugar, num total de R$ 10 mil, sendo destinado à campeã R$4.080,00

Regulamento
A atividade, que pode ser iniciada a partir dos seis anos de idade, consiste em circular três tambores no menor tempo possível, quando são exigidas velocidade e agilidade tanto do animal quanto da competidora. A cada erro são acrescentados segundos ao tempo total da competidora. Dentre as penalidades estão: derrubar o tambor, acréscimo de 5 segundos; errar o percurso e em caso de um animal ferido, a mesma será desclassificada.

Outro fator determinante é o peso mínimo de 65 kg das amazonas, que em caso de serem mais leves, deverá ser acrescentado pesos de chumbo na cela do animal até completar o valor desejado. Todos esses fatores serão avaliados por juízes oficiais da Brhama, sendo a categoria aberta a todas as idades.
Presenças especiais também serão vistas nesta prova como o locutor Hélio Fiuza, que iniciou sua carreira em Rio Verde e hoje se apresenta em grandes eventos como Barretos. Segundo Verena Suaiden, coordenadora das provas e abertura do rodeio, “toda vez que ele volta a Rio Verde, se emociona”. Almir Pessoa, violeiro, também começou em Rio Verde, é sucesso internacional e estará presente na sexta, dia 15.

Um fato interessante são os trailers de transporte das amazonas e dos cavalos, onde todos ficam juntos em um único veículo, mas em compartimentos separados. “É a família do cavalo”, diz Verena. A receptividade das competidoras rioverdenses é outro destaque da prova, as quais sempre são elogiadas pelas demais participantes. “O que vale é a amizade pelo cavalo e não apenas pensam na rivalidade da competição”, diz.

Prova dos Carneiros e Prova do Boi Anão
As provas do Carneiro e do Boi Anão são realizadas com crianças montando os animais antes da montaria profissional. Na quinta, dia 14, começará às 18h30 e de sexta a domingo, às 19h. A premiação será uma bicicleta, do primeiro ao quinto lugar para ambas, num total de dez bicicletas. A empresa John Deere também premiará os primeiros cinco lugares de ambas as competições com mini tratores. As crianças interessadas poderão fazer a inscrição na loja Smith Brothers (Praça Gonzaga Jaime), mesmo que nunca tenha montado e devem seguir os requisitos de 30 a 50 kg para a prova do mini boi e até 30 kg para a prova dos carneiros. Os competidores deverão estar no local das provas às 18hs e levar somente o chapéu, sendo o restante fornecido pela equipe organizadora (coletes e demais vestimentas).

As apresentações serão divididas em duas turmas sendo a primeira na quinta-feira (14/07) e a segunda, na quinta-feira (15/07). No sábado terão as apresentações dos melhores das duas montarias e no domingo, a grande final. Com notas que variam de 0 a 100, as montarias serão avaliadas seguindo os mesmo critérios do touro profissional, permanecer os oito segundos em cima do animal, sem cair e sem colocar os pés no chão. A pontuação também é adquirida pela postura do competidor. Já na prova dos carneiros, além do tempo, é analisado o equilíbrio da criança em cima do animal, onde quanto mais reta, maior a nota e quanto mais inclinada para os lados, menor. A criança deve segurar o carneiro com as duas mãos, não pode colocar os pés no chão e deve passar a linha feita no meio da arena. “São competições que exigem habilidade”, diz Ronair Ferreira, organizador e dono dos animais.

Novidade
Este ano terá uma novidade na grande final da prova do Boi Anão no domingo, dia 17: uma prova só para mulheres, com só dez vagas. As inscrições serão feitas na hora. As interessadas devem estar de calça jeans e chapéu. Haverá premiação em dinheiro para as primeiras cinco colocadas.

Fonte: Sindicato Rural de Rio Verde

Fotos

Imagem de Preparativos para rodeio continuam a mil

Compartilhe

Comente: Preparativos para rodeio continuam a mil