Prêmio por escrever bem

Crianças do PETI de Rio Verde recebem prêmios por concurso de redação


Aconteceu na noite desta terça-feira, 28, no auditório da Câmara Municipal de Rio Verde-Go, a premiação do segundo concurso de redação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, PETI. O Plenário Marat de Souza ficou repleto de alunos, professores, gestores, pais e familiares que queriam homenagear os estudantes pelo esforço e dedicação com que produziram as suas redações para o concurso, que este ano teve "A Família"como tema.

Compuseram a mesa diretora do evento Clarice Martins, secretária de promoção social; Lizia Leão, coordenadora do PETI; Violeta Damasceno, gestora do PETI; o escritor Isaac Pires; Norma de Castro Moraes, coordenadora geral da secretaria de promoção social; Sônia Lima Guimarães Gil, Professora; Marcolina Cândida de Jesus, coordenadora e professora, e o presidente da Fundação de Cultura, João Orlando Cruvinel.

No início da solenidade foi executado o Hino Nacional, interpretado pelos alunos das unidades Renascendo e Crescendo e Geração Forte, sob a orientação dos professores Lázara e Eliabe. Para as apresentações culturais, que foram cuidadosamente preparadas, o grupo de coral do PETI Geração Forte, sob orientação do professor Eliabe, cantou a música “família”, do cantor Régis Danese.

A secretária de Promoção Social, Clarice Martins, iniciou a cerimonia dando boas-vindas ao público presente. Em seguida agradeceu, em especial, aos educadores do Município pelo empenho em realizar “com zelo” todas as ações propostas pela Secretaria de Promoção Social, para que os alunos possam contar com mecanismos que ofereçam a eles meios de adquirir conhecimento necessário ao seu desenvolvimento. “Os professores têm superado grandes desafios para desempenhar o seu papel de agente multiplicador de conhecimento, buscando a construção de novos saberes e transformando em sucesso as oportunidades oferecidas aos alunos”, afirmou Clarice. Ela destacou que o concurso motiva os alunos e professores a ler e pesquisar, o que contribui para o debate dentro da sala de aula e a descoberta de novos conhecimentos do nosso idioma. “A leitura e a escrita estão entre os principais problemas da educação, por isso, quanto mais estimularmos a leitura e produção de textos, menores serão as chances de evasão escolar e de uma aprendizagem  sem qualidade”, apontou a secretária.

O Presidente da Câmara de Rio Verde, Elias Terra, destacou a importância do concurso de Redação como uma boa ferramenta pedagógica na conquista de alunos para a leitura e escrita. Segundo ele, o estímulo à leitura e escrita é um dever para com o aluno desde os seus primeiros passos na alfabetização, já que as maiores dificuldades de aprendizagem e altos índices de reprovação e evasão escolar estão associados ao ensino da Língua Portuguesa. Por isso, o concurso, para ele, exerce uma função primordial na educação e formação de futuros leitores.

No evento estiveram mais de 80 competidores do concurso que, este ano, segundo a coordenadora geral do PETI, Violeta Damasceno, surpreendeu pela qualidade das produções. “Este é mais um lindo projeto realizado nas unidades do PETI, em que os alunos são incentivados à prática da leitura e da escrita” ressaltou.
No momento da entrega dos prêmios o momento foi de expectativa. Motivada a torcida dos alunos classificados esperavam ansiosos para saber quais seriam os finalistas do concurso. E, em cada uma das classificações, os sorrisos e os aplausos homenageavam todos como verdadeiros vencedores.

Confira os ganhadores do concurso e suas respectivas colocações:

1º Categoria de 7 a 9 anos:

1º Lugar: Thalyson da Cruz Mendonça – Unidade Renascendo e Crescendo
2º Lugar: Felipe Pereira da Silva – Unidade Girassol
3º Lugar: Eline dos Santos Santana – Unidade Aja

2ª Categoria  de 10 a 12 anos:

1º Lugar: Guilherme Henrique Brito – Unidade Aja
2º Lugar: Leandro Silva Oliveira – Unidade Sol Nascente
3º Lugar: Túlio Pereira da Silva – Unidade Girassol

3ª Categoria de 13 a 15 anos:

1º Lugar: Bianca Enoê do Rosário – Unidade Aja
2º Lugar: Werliene Teles Oliveira – Unidade Sol Nascente
3º Lugar: Ketlyn Camila Martins – Unidade Sementes do Amanhã

Por Volnei Mendonça – Assessoria de Comunicação da Câmara de Rio Verde

Fotos

Imagem de Prêmio por escrever bem

Compartilhe

Comente: Prêmio por escrever bem