Itumbiara recebe espetáculo de dança contemporânea

Evento acontecerá nos dias 8 e 9 de agosto no Auditório Onofre Ferreira dos Anjos, no Instituto Federal de Goiás do município


Dança contemporânea se une à arte visual no espetáculo 'Natureza Morta', do grupo Ateliê do Gesto, que será apresentado nos dias 8 e 9 de agosto, em Itumbiara. O encerramento da circulação do espetáculo será às 20 horas no Auditório Onofre Ferreira dos Anjos, no Instituto Federal de Goiás do município. A entrada será gratuita e os interessados podem  doar livros literários.
 
Neste espetáculo, que já passou por Goiânia, Campo Grande, Belo Horizonte e Cidade de Goiás, os movimentos dos bailarinos Daniel Calvet e João Paulo Gross se encontram com a obra do desenhista, escultor e pintor mineiro Farnese de Andrade, versando sobre o movimento barroco.  
 
A obra cênica proporciona ao público uma experiência intimista e um exercício poético ao trazer o barroco, um movimento artístico que expõe os conflitos humanos que se equilibram entre a emoção e a razão, o prazer e a dor, a vida e a morte. Ainda que pertença ao século XVII, o movimento, para o diretor João Paulo Gross, pode surgir e ressurgir em outras épocas e lugares.
 
Para provocar esses sentimentos, os bailarinos trazem para o palco a arte de Farnese de Andrade, artista de destaque na história das artes brasileiras. O trabalho é, também, um resgate, pois apesar de toda a força de sua obra e de ser um artista concorrido e premiado até os anos 1970, é pouco lembrado ou conhecido pelo grande público nas últimas décadas.
 
Gross adianta que o espetáculo dialoga não só o com o trabalho do artista, mas também  com sua densa trajetória de vida. “Apesar de autobiográfica, sua obra parece reproduzir a biografia da humanidade. É como se ele dissesse e fizesse o que nós, no corre-corre do mundo atual, deixamos às escondidas, guardado no fundo de uma caixa deteriorada pelo tempo. Farense expõe para o mundo de forma singular um  inútil relato”, detalha Gross.  
 
Serviço
Local: Auditório Onofre Ferreira dos Anjos, Instituto Federal de Goiás - Câmpus Itumbiara
Data: 8 e 9 de agosto – 5ª e 6ª feira
Horário: 20 horas
Entrada gratuita com doação de um livro literário, usado ou não
Retirada de ingressos no saguão do Auditório 1h antes do espetáculo.
Ingressos limitados à lotação da casa

Compartilhe

Comente: Itumbiara recebe espetáculo de dança contemporânea