Falar bem em público: o caminho para o sucesso

O fator "comunicação" é chave para o desenvolvimento pessoal e profissional


 Estamos vivendo um cenário comercial onde a competitividade está presente em nossa carreira profissional, existem vários tipos de profissionais alguns muito técnicos, outros muito emocionais, mais realmente o que torna esses profissionais diferenciados no mercado de trabalho, é sua forma de se comunicar. A comunicação hoje está relacionada com um dos maiores problemas que as empresas enfrentam no seu cotidiano.

Problemas de comunicação! O bom comunicador não é aquele que fala muito e sim aquele que expressa com clareza, e que tem a certeza de que a pessoa entendeu bem o que ele falou.

Comunicar com postura adequada transmitir confiança na sua fala e mostrar que realmente entende do assunto é um dos fatores do processo comunicar com pessoas, sempre digo em meus treinamentos de oratória que não existem maus ouvintes e sim maus comunicadores. Bem provável que você caro leitor já teve em sua vida um professor de muito conteúdo, porém explicam e você não entende nada, eu pergunto: Será quem é ruim o professor como comunicador, ou aluno como ouvinte?

Bem o comunicador é 100% responsável pela compreensão do ouvinte, então compreender os processos de comunicação é sem dúvida, essencial para realizar uma reunião, entrevista de trabalho, vender um produto, apresentação de conteúdo. Alguns mecanismos indispensáveis para se comunicar com eficiência é ser natural na fala, falar com entusiasmo, colocar emoção nas palavras, ter entonação na voz, utilizar gestos condizentes com suas palavras, usar corpo e face para transmitir conteúdo adequado.

Estudo realizado por Albert Mehrabian – Universidade da Califórnia mostra que no processo comunicação 7% são representados pelo conteúdo, 55% expressão facial e corporal, e 38% é nossa voz. Bem, imagino que você leitor deve estar surpreso com esse estudo sabendo que o conteúdo ou a ideia a ser transmitida representa apenas 7% em um processo de comunicação.

Deixo aqui leitor, essas dicas importantes para você compreender alguns passos no processo de se comunicar com eficiência, pois sabemos que no mundo corporativo estamos a todo o momento participando de reuniões, negociando produtos e serviços e até mesmo nossa carreira como profissionais, e quem realmente vai ser destacar como um bom profissional é a pessoa que tem uma fala mais compreensiva.
                              
‘‘A qualidade da minha vida depende da qualidade da minha comunicação’’
                           
Um forte abraço Tiago Martins.

Compartilhe

Comente: Falar bem em público: o caminho para o sucesso