Em busca de melhorias para a cultura

Reunião levantou novas ideias ara a cultura municipal


Foi realizada na manhã da última sexta-feira, 10, no Palácio da Intendência, uma reunião com foco na cultura de Rio Verde. Entre os participantes estavam o gestor da Fundação Municipal de Cultura, João Orlando Cruvinel; o secretário de Educação, Esporte e Lazer, Levy França, o juiz titular da vara da infância e juventude, Wagner Gomes; o coordenador de Engenharia e Reformas da SMEEL, José Ragi Filho e outros convidados.
 
Ideias e opiniões foram lançadas sobre o Programa Usinas Culturais, proposto pelo Ministério da Cultura no âmbito do Fórum Direitos e Cidadania da Presidência da República, que tem por finalidade a realização de investimentos em infraestrutura e programação cultural em áreas de alta vulnerabilidade social.
 
O Programa visa especialmente o exercício dos direitos, a promoção dos valores da cidadania e da diversidade cultural e o desenvolvimento local e regional por meio da economia criativa. Em Rio Verde, o programa será realizado em parceria com a Prefeitura e especialmente, a Fundação Municipal de Cultura.
 
“Esse programa vai promover uma interação e inclusão de toda nossa comunidade, principalmente dos jovens que, muitas vezes não têm uma oportunidade de seguir um caminho certo e são obrigados a escolher outros,” observou João Orlando.
 
Wagner Gomes também concorda com o gestor da FMC e diz que é muito mais barato e eficiente tentar trabalhar a prevenção. “Precisamos mesmo de programas para resgatar os adolescentes. E não são só programas de profissionalização, mas os que trabalhem medidas socioculturais, que são fundamentais,” disse.
 
O Usinas Culturais será realizado aqui e em mais 133 municípios brasileiros, incluindo as 26 capitais, o Distrito Federal, municípios do entorno e interior do país, com ações voltadas para a valorização da juventude negra; a promoção da autonomia das mulheres e o valor ambiental: educação e reciclagem.
 
A primeira etapa de implantação do programa concentrará os investimentos em infraestrutura, com adequação de espaços públicos culturais comunitários pré-existentes e aquisição de equipamentos para possibilitar o seu efetivo funcionamento. A segunda fase compreende a programação das ações culturais e o desenvolvimento Economia Criativa, tais como a realização de projetos nas áreas da Cultura Digital, Memória, Reciclagem e a valorização da cultura dos jovens rio-verdenses.

Ascom – Prefeitura de Rio Verde

Compartilhe

Comente: Em busca de melhorias para a cultura