Como melhorar a compreensão da leitura

Ler é um fator decisivo para estudar e avaliar, há como melhorar este hábito e torná-lo um leitor regular?


Ler é um fator decisivo para estudar e avaliar, há como melhorar este hábito e torná-lo um leitor regular? 

 

A leitura é realizada de maneira dinâmica, o que pode converter o texto e garantir sua eficiência em escolas, universidades e concursos públicos, especialmente quem deseja passar no concurso IME

 

Várias pessoas não conseguem nem terminar de ler um livro, só porque não conseguem se concentrar durante a leitura. Agora vamos aprender habilidades sobre como melhorar a compreensão da leitura e o desempenho acadêmico. Confira!

O que é a compreensão textual?

A compreensão do texto representa a capacidade de uma pessoa de absorver o que está escrito na leitura. Em outras palavras, faça uma análise objetiva do assunto que está sendo lido para absorver as ideias principais, as palavras e o contexto atual, e colete os dados e as informações contidas no texto. 

 

De modo geral, a compreensão não permite que alguém tire suas próprias conclusões sobre um tópico ou assunto. Um exemplo de como usar a compreensão de texto é ler contratos.

 

Nesse tipo de leitura, a pessoa deverá estar atenta às obrigações, responsabilidades, datas e fatos das partes do contrato. Em qualquer caso, para todas as informações descritas, não há conclusões sobre elas.

Verifique algumas dicas para melhorar a compreensão da sua leitura:

Atenção e assimilação

Uma leitura calma e cuidadosa é importante para uma melhor compreensão do conteúdo, portanto, você deve ler de uma forma que tenda a compreender o texto. 

 

No entanto, em um ambiente silencioso, comece a ler com muito cuidado e absorva com calma todas as informações. Em breve, você poderá chegar à interpretação correta do texto.

Concentração para melhorar a leitura

No início temos que nos concentrar, ou seja, nos livrarmos de tudo que nos chame totalmente a atenção. O mais importante é identificar ruídos, iluminação insuficiente, telefones celulares, etc. no ambiente.

Interpretação

Recomendamos que você destaque frases importantes para poder absorver todas as “nuances” do texto. Concentre-se em cada palavra que você lê até entender a frase ou o que a frase diz ao leitor. A interpretação é um dos elementos mais importantes neste momento. É por meio dela que você pode se tornar um grande leitor. 

 

Após ler devagar, sem ter pressa e certifique-se de ter absorvido todas as ideias veiculadas pelo texto. A interpretação esclarece o significado do texto ao ler todas as ações que ocorrem em cada frase. Por outro lado, compreenda totalmente todas as informações de conteúdo.

Leitura mais lenta

De modo geral, quando um aluno lê com um texto, acaba fazendo uma leitura mecânica, que é muito rápida. Normalmente, ele continuará a ler uma palavra e, em seguida, lerá outra palavra e frase por sua vez. 

 

Com isso, perdem o foco no assunto do texto, pois para interpretar e entender as informações a leitura deverá ser mais complicada do que isso. 

 

A dificuldade de leitura é muito comum, principalmente quando é rápido, às pressas, nós não entendemos nada no final do texto. 

 

Devido a esta leitura inválida, temos a impressão de que não podemos transmitir as informações que recebemos do texto, incorretas.

Procure o objetivo do texto

Ao selecionar o texto, deve-se ler visando localizar o problema, ou melhor ainda, visando inserir a informação no texto. Com isso, você começará a verificar o subtexto, focando na objetividade da oração. Verifique o que leu para ter certeza de que entendeu tudo.

Quando mais ler melhor fica

Melhorar a leitura é questão de prática, por exemplo, quanto mais você ler, melhor leitor você se tornará. A leitura frequentemente torna o texto mais simples de explicar e entender. Pegue um artigo de um jornal ou revista, ou artigo e leia em voz alta. Entretanto, respeite os parágrafos, pausas e pontuação. 

 

Este é um exercício muito eficaz para absorver informações do texto. Escolha um artigo interessante e fácil diariamente, leia e entenda o conteúdo especificado pelo conteúdo. Desta forma, você está treinando sua percepção e interpretação diariamente. É claro que, com o tempo, isso se tornará um hábito, tornando a leitura mais simples de entender.

Confira as três fases da leitura de um texto para melhorar a compreensão da leitura

Antes de realizar a leitura

Para começar a ler o seu explicativo e responder às perguntas sobre o conhecimento prévio de ativação do conteúdo a ser abordado, é necessário limpar primeiro os pensamentos de sua cabeça. 

 

Ao entrar em contato com o objeto a ser lido pela primeira vez, sua capacidade de entender e reconhecer o conteúdo principal do texto será aprimorada, garantindo maior eficiência e precisão no resultado. Você poderá ter um domínio de conteúdo maior.

Durante a leitura

Quando já estiver lendo, você deve fazer perguntas para verificar a qualidade de sua compreensão do que está lendo. Ou seja, você pode perguntar: "O que esta parte quer dizer?" Desta forma, você poderá verificar o conteúdo e lembrar o que aprendeu. Essas perguntas irão reforçar os pensamentos vistos. 

 

Não há dúvida de que essa ação é como uma revisão automática, permitindo que seu cérebro registre o que você está lendo com mais eficácia.

Após realizar a leitura

Bem, no final, depois de terminar toda a leitura, você deve fazer perguntas que abrangem toda a leitura. Em outras palavras, você buscará respostas que tirem conclusões objetivas e claras sobre tudo o que vê. 

 

Nesse momento, você poderá ver se realmente entende o que está lendo. Portanto, por meio dessas etapas, você poderá organizar melhor sua leitura e melhorar sua compreensão de leitura.

Melhorar a compreensão da leitura identificando a diferença entre os textos

Em primeiro lugar, avalie o texto que deseja ler. Se for literatura, a leitura linear é mais simples de absorver. No entanto, coisas mais técnicas requerem mais tempo para ler.

Como absorver mais rápido

Encontre o significado das palavras para expandir seu idioma e, além disso, escreva palavras desconhecidas. Também comente sobre o conteúdo, como um script separado que permite que você se lembre de partes que você pode esquecer. 

 

Portanto, anote os termos e perguntas para você poder pesquisar imediatamente depois da leitura.

Compartilhe

Comente: Como melhorar a compreensão da leitura