A importância da criatividade nas empresas

Tiago Martins dá dicas de motivação e sucesso para os leitores do Rio Verde Agora


"Viver não é necessário. Necessário é criar."
  (Fernando Pessoa)


Criatividade podemos dizer que é a fuga da maneira habitual e rotineira de fazer as coisas, hoje em um cenário que tudo é muito igual e que realmente o grande diferencial dos profissionais de sucesso é o poder criativo de atuar nas organizações. A criatividade sem dúvida tornou uma habilidade essencial em todos os campos da atividade humana como artes, ciência, indústria, comercio, governo e nas relações entre pessoas e organizações.
 
Pergunto a você caro leitor: Qual nota você daria pela sua habilidade de ser criativo?

Criatividade está muito mais relacionada com que chamamos de quebrar padrões, ou seja, encontrar alternativas diferentes onde jamais se espera, nossa imaginação está ligada diretamente com uso do lado direito nosso cérebro, somente quando exploramos esse lado é que podemos ser criativos e assim ter um diferencial competitivo.

Quando sou convidado por Empresas para ministrar palestras relacionadas com tema ‘‘criatividade’’, sempre coloco exercícios práticos para que os colaboradores possam entender realmente o conceito e como é utilizar lado emocional do cérebro para encontrar soluções criativas. Ser criativo e inovador nos exigem tirarmos bloqueios mentais e obstáculos que nos impedem de percebermos corretamente o problema ou conceber uma solução, pela ação destes bloqueios nós nos sentimos incapazes de pensar, algo diferente, mesmo quando nossas respostas usuais não funcionam mais.

Então o segredo para sermos criativos e inovadores, temos que agir nestes momentos, muito mais emocionalmente utilizando o lado direito nosso cérebro e deixar a imaginação agir, com isso predomina nossa intuição, e assim deixamos de ser lógicos. Pense comigo, como que foi para Walt Disney criar todo um cenário de diversão, também o Circo de Soleil montar um espetáculo inédito, se eles tivessem agido pela lógica e com razão não teriam o êxito que possuem hoje. Pense nisso!

‘‘ Criatividade é seu diferencial competitivo’’
Tiago Martins
www.tiagomartinssilva.com.br

Compartilhe

Comente: A importância da criatividade nas empresas