Visão dos cães

Você tem curiosidade em saber como seu amigo de quatro patas ver o mundo?


Você tem curiosidade em saber como seu amigo de quatro patas ver o mundo? Embora possamos habitar o mesmo ambiente que nossos cachorros, os cachorros têm uma visão de mundo diferente da nossa.

cães têm olhos voltados para a frente, permitindo que eles identifiquem o movimento à sua frente. 

 

Com pouca luz, eles podem dilatar as pupilas e também possuem uma camada reflexiva - o tapete - que ajuda os cães a enxergar ao entardecer e ao amanhecer.

Visão perfeita


A visão do seu cão não é perfeita e, na verdade, ele pode não ser capaz de focalizar objetos em grandes detalhes, vendo o mundo ligeiramente borrado. Quando você fica do outro lado do parque em frente ao seu cachorro, eles podem não conseguir se concentrar em você.

Se você precisa chamar a atenção do seu cão, mova-se. Se você deseja que seu cão obedeça aos seus comandos, gesticule com os braços e as mãos.

 

Os cães têm a capacidade de seguir visualmente nossos gestos de apontar, mas usar um comando verbal pode ajudar os cães seguirem suas ordens e entender o que você deseja que eles façam.

Os cães são daltônicos?


Os cães não são daltônicos, mas veem as cores de maneira diferente para nós. Isso ocorre porque eles têm menos cones, as células que captam a luz e que respondem à cor. 

 

Os humanos têm três tipos diferentes de cones, o que nos permite ver todo um espectro de cores, enquanto os cães têm apenas dois tipos diferentes.

Em testes de discriminação de cores, os cães podem distinguir tons de amarelo, azul e cinza. 

 

Embora possamos ver o brinquedo do cão como um tom vibrante de vermelho, eles o veem como um cinza opaco! 

 

No entanto, eles podem ver muitos tons de cinza, pois têm mais bastonetes, células sensíveis à luz.

Seu cachorro consegue reconhecer seu rosto?


Os cães reconhecem seus donos, provavelmente como uma combinação de estímulos visuais e olfativos e familiaridade com nosso comportamento. 

 

Os cães também estão altamente sintonizados com nossas características faciais, ficando mais atentos quando podem ver nossos rostos.

Podemos, por sua vez, ficar altamente sintonizados com as expressões de nossos cães. 

 

Você já percebeu que quando cumprimenta seu cão, após um período de separação, ele move a sobrancelha esquerda para cima? 

 

Quando seu cão está assustado, é mais provável que você veja a testa franzida ou o branco dos olhos, já que ele vira a cabeça para tentar evitar a situação.

Seu cachorro assiste TV?


Os cães podem ver TV, mas sua capacidade de detectar as imagens pode ser diferente, dependendo do interesse individual, da raça e da frequência das imagens. 

 

Alguns cães detectam o movimento de um animal na tela, mas a maioria ficará feliz ao seu lado enquanto você assiste ao seu programa favorito.

Seu cachorro consegue se reconhecer em um espelho? 


Filhotes geralmente reagem ao seu reflexo no espelho como se fosse outro cachorro. 

 

Com o tempo, esse companheiro em potencial deixa de interagir e o cão passa a ignorar sua imagem. 

 

Isso pode significar que os cães não têm a capacidade de se reconhecer ou simplesmente não são motivados por estímulos visuais. 

 

Quer ficar por dentro de mais curiosidades sobre cachorro? Clique aqui.

Os cães se importam em ficar cegos?


Conforme os animais envelhecem, seus sentidos, incluindo a visão, frequentemente se deterioram. 

 

Alternativamente, os cães podem perder a visão devido a lesões ou outras condições médicas.

 

Os cães confiam mais em outros sentidos, como olfato e audição, portanto, perder a visão não é um problema tão importante quanto você pode imaginar. 

 

Mantenha o ambiente de seu cão consistente, não mova os móveis e tome cuidado ao passear ou interagir com outros cães.



Cor dos olhos 


Você simplesmente não ama aqueles olhos caninos grandes, castanhos e emocionantes olhando para os seus? Os olhos dos cães, por padrão, são castanhos. 

 

A cor dos olhos do seu cão é baseada em seus genes, com nossos cães domesticados diferindo de seus ancestrais lobos, cujos olhos eram de várias cores e tons.
 

Os olhos azuis tendem a estar associados à falta de pigmento na pelagem, ocorrendo frequentemente em cães com um gene merle ou naqueles com grande presença de branco na pelagem e no rosto. 

 

Olhos azuis também podem ser herdados como um gene completamente separado, comumente visto em Huskies. Em alguns cães, um dos olhos é marrom e o outro azul. 

 

Fique por dentro dos melhores brinquedos para seu pet, clique aqui e veja os melhores brinquedos para cachorros.    

 

Compartilhe

Comente: Visão dos cães