Receita do dia: Salpicão sem maionese

Confira sempre o Rio Verde Agora para uma receita diferente e saborosa


Salpicão é um daqueles pratos práticos e versáteis que adoramos. O prato conta com ingredientes que a gente tem em casa, sendo aquela receita perfeita para juntar tudo o que temos na geladeira e resultar em uma mistura pra lá de gostosa.

Incrementando os cardápios, o salpicão parece não ter defeito: é simples, prático e gostoso. Não tem como dar errado na hora de fazer um salpicão perfeito, né? A não ser por uma coisa: acabou a maionese e você só se deu conta disso durante o preparo. E agora, como dar a liga em todos os ingredientes?

Existe solução: iogurte natural! Ficando mais levinho, mas tão gostoso e temperado quanto o tradicional, vem ver como garantir o salpicão na sua refeição — mesmo sem maionese.

Ingredientes
1 peito de frango grande
200 g de mussarela picada
200 g de presunto picado
2 cenouras cruas e raladas
salsinha e cheiro-verde a gosto
azeitona, milho e ervilha a gosto
1 pote de iogurte natural sem açúcar
1 colher (sopa) de mostarda dijon (opcional)
sal a gosto
batata palha a gosto

Modo de preparo
Comece temperando o peito de frango e, em seguida, coloque-o para cozinhar. Após essa etapa, chegou a parte de desfiar o frango — e se você achava isso uma tarefa trabalhosa, o TudoGostoso te dá uma mãozinha ensinando algumas técnicas para desfiar o frango de maneira bem fácil.

Com o frango temperado, cozido e desfiado, é hora de montar o nosso salpicão. Em um refratário, coloque todos os ingredientes, deixando o iogurte natural, a mostarda e o fio de azeite por último.

Assim que adicionar esses três últimos ingredientes, torne a misturar tudo muito bem.

Prontinho! Você pode decorar com mais batata palha por cima, deixando seu salpicão ainda mais crocante e gostoso. Ah, e se batata palha acabar, não hesite em fazer a sua própria batata palha caseira!

Deixe o iogurte com mais sabor

Se você tiver mais um tempinho de sobra e queira adicionar sabor ao salpicão, você pode fazer um delicioso creme — que vai até te fazer esquecer da maionese! Você vai precisar apenas cozinhar 1 cenoura e 1 batata e, em seguida, batê-las no liquidificador junto com o creme de leite e uma pitada de sal até que fique homogêneo. O resultado vai ser um creme irresistível para ser misturado ao salpicão, dando um gostinho delicioso!

Faça a sua própria maionese
Caso você seja um fã de maionese e não abra mão dela por nada, nós temos soluções também! Assim como o TudoGostoso já te mostrou, você pode fazer uma maionese perfeita aí mesmo, na sua casa — tem até maionese temperada e vegana. O importante mesmo é deixar seu salpicão delicioso e do jeitinho que te agrade. Bom apetite!

Compartilhe

Comente: Receita do dia: Salpicão sem maionese