Receita do dia: Coalhada seca

Confira sempre o Rio Verde Agora para uma receita diferente e saborosa


Você já provou coalhada seca? Ela é muito consumida com pão árabe ou torradas, e até mesmo como acompanhamento de pratos principais em restaurantes árabes. Além disso, por ser um produto derivado do leite, ela apresenta diversos benefícios para o nosso organismo, como a melhora da flora intestinal.

Ingredientes da coalhada seca
3 litros de leite tipo A
1 pote de iogurte natural
1 dente de alho grande
1/2 cebola média
azeite extravirgem a gosto
cebolinha, salsa, orégano a gosto
sal a gosto

Modo de preparo
O primeiro passo dessa receita é ferver o leite. Em seguida, espere que ele que fique morno e acrescente o iogurte natural. Misture bem até que o iogurte tenha sido dissolvido por completo no leite. Tampe a panela e guarde em um lugar que não tenha corrente de ar, como dentro do forno, por exemplo. Essa mistura precisará descansar por 10 horas, para que o leite possa coalhar.

O ideal é começar o preparo da receita à noite. No dia seguinte, coloque um escorredor de macarrão dentro de uma panela e cubra-o com um pano bem fino. Despeje o leite coalhado por cima do pano, para retirar o soro da coalhada. Deixe pingar por aproximadamente 12 horas.

Assim que a coalhada estiver seca, retire-a do pano e reserve. Corte a cebola em pedaços bem pequenos e amasse o alho com um pouco de sal. Junte os dois e misture-os ao pote da coalhada.

Coloque uma boa quantidade de azeite em um pote de vidro, acrescente a coalhada já temperada e finalize com um ervas a gosto. Misture tudo dentro do pote e leve para gelar.

Compartilhe

Comente: Receita do dia: Coalhada seca