Pavê & Comê: Torta de Sardinha

Toda semana Alinne Lima traz uma receita diferente nesta delícia de coluna


A torta salgada é um prato bastante apreciado no nosso país. E a receita de torta salgada possui a vantagem de você poder preparar com diversas variações de tipos, de recheios e de massas.

Além da torta salgada que é a mais tradicional (feita com massa de pão de forma com recheio de frango desfiado), temos o empadão, a torta salgada de frango com diversas massas, como a folhada, e recheios, como o palmito, por exemplo. Temos ainda: torta salgada de liquidificador, torta salgada de carne moída; torta salgada de cenoura. Além das que são feitas com legumes, atum, cebola, salsicha, presunto e queijo, empanada, etc.

Os tipos de massas mais comuns para as tortas salgadas são: as massas de pão de forma e à base de farinha de trigos e ovos. Existem ainda: tortas salgadas feitas com massa podre (massa quebradiça usada em empadinhas); massa de torta de liquidificador, massa folhada e a massa de mandioca (que é típica do Brasil).

A torta salgada geralmente é de fácil preparo. O que diferencia normalmente no modo de fazer são o recheio e os seus complementos, como por exemplo, azeitonas, legumes, presuntos etc. O modo de fazer a torta salgada geralmente se divide em duas partes. Na primeira a massa é preparada e na segunda a torta e montada e é levada ao forno.

Para maiores informações sobre os preparos a internet é uma ótima opção indicada para encontrar a receita de torta salgada que você deseja preparar.

Além das tortas salgadas serem muito diversificadas, as tortas salgadas são de fácil e rápido preparo. Sendo uma boa escolha como prato principal em almoços, jantares e lanches.

Receita da Torta de Sardinha

Massa:

Meio Litro de Leite
03 ovos
01 Colher de sopa de açúcar
01 Pitada de sal
Meio copo (americano) de óleo
Farinha de trigo (até dar o ponto de bolo)
01 Colher de Fermento em Pó

Bata Tudo no Liquidificador.

Recheio:
02 latas de sardinha
Azeitonas (a gosto)
Palmito (a gosto)
01 lata de Extrato de Tomate
Milho Verde (1 lata)
Cebola
Alho
Sal (a gosto)
200 gr Presunto
200 gr Mussarela
03 Tomates (cortados em rodela)

Frite a cebola, o alho até dourar. Depois coloque o extrato e frite, depois acrescente a sardinha, a azeitona (picada) , o palmito (picado) e o milho verde.

Modo de preparo: Com o forno já aquecido, unte o tabuleiro e coloque uma camada de massa para pré-assar (quando a massa já estiver firme, pode tirar do forno, não precisa esperar corar); Reserve

Montagem:
Sobre a primeira camada de massa pré-assada, coloque o recheio, cubra com o tomate, presunto em seguida a mussarela. Depois coloque o restante da massa.
Leve ao forno até dourar.

Dica: A Sardinha pode ser substituída por peito de frango, desfiado.

Compartilhe

Comente: Pavê & Comê: Torta de Sardinha