Pavê & Comê: Pudim

Toda semana Alinne Lima traz uma receita diferente nesta delícia de coluna


Pudim, uma sobremesa de origem portuguesa.

São infinitas as receitas de pudim: de leite, claras, pão, tapioca, queijo, coco, mandioca, milho, chocolate… E a maioria dessas variações não passa de pudim acompanhado de uma “sobra”, como aquele pão amanhecido, ou as claras que sobraram da receita de quindim.

O pudim de leite, um dos maiores clássicos na mesa brasileira, tem sua origem em uma receita um pouco mais simples da culinária portuguesa, o Pudim de Priscos, receita de um abade português. À base de açúcar, gemas, água e toucinho de porco, o doce do religioso confeiteiro fazia sucesso aonde quer que fosse servido.

Entretanto, o abade jamais revelava suas receitas. Os ingredientes de seu pudim são conhecidos graças a uma competição pública. Para provar que ninguém conseguia reproduzir suas criações com tamanha perfeição, o abade desafiou um confeiteiro profissional para um duelo de pudins. A vitória, obviamente, coube ao pároco. Porém, seu caderno de receitas sumiu sem deixar rastros após a sua morte.

O pudim é uma das sobremesas mais básicas da gastronomia no mundo todo, e que serve para todas as horas. Cremosos, refrescantes e super fáceis de preparar.

Pudim De Mãe

Ingredientes:

05 ovos inteiros

01 lata de leite condensado

02 latas de leite

Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador.Na própria forma que você for fazer o pudim, derreta 1 xícara(chá) de açúcar. Faça em fogo baixo para não queimar, e quando começar a ficar com cor de caramelo e o açúcar já tiver derretido, pode desligar o fogo e passar o caramelo em volta da forma, logo em seguida despeje o pudim e leve para assar em banho-maria.
Se quiser que pudim fique todo furadinho coloque umas gotinhas de limão na mistura que você bateu no liquidificador.

Fotos

Imagem de Pavê & Comê: Pudim

Compartilhe

Comente: Pavê & Comê: Pudim