Pavê & Comê: Empadão Goiano

Toda semana Alinne Lima traz uma receita diferente nesta delícia de coluna


Começo este texto fazendo uma pergunta: Quantas cidades turísticas de Goiás você conhece? (não vale responder Caldas Novas e Rio Quente!)

E Cidade de Goiás? Você conhece?

No último fim de semana, tive a oportunidade de conhecer a Cidade de Goiás, terra de Cora Coralina, Maria Grampim, antiga Capital de Goiás. A cidade é riquíssima em história e cultura, onde podemos conhecer muito sobre a história da origem de nosso Estado e também da fase de ouro do nosso país!

A cidade é terra de uma culinária sem igual, doces para todos os gostos, licores, caldos e o famoso Empadão Goiano...

Na ocasião em que fui a essa maravilhosa cidade, estava sendo realizado a XIII Edição do FICA – Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, onde o objetivo é discutir a temática ambiental dentro de um conceito mais amplo, aliando desenvolvimento e qualidade de vida no planeta.

O Festival é um caldeirão cultural; cinema, oficinas, palestras e shows tudo girando em torno da temática HOMEM / NATUREZA. Com pessoas de vários lugares do país e do mundo!

É interessante observar como ”tribos” se interagem tão bem em único local. Lá, pode-se ver de tudo... Hippies, roqueiros, regueiros, jovens, famílias e idosos falando a mesma língua e em harmonia!

Devemos sim valorizar a nossa cultura, conhecer o nosso Estado, para assim cuidarmos e termos o que passar para os seus, os meus, para nossos filhos.

A receita de hoje é um patrimônio goiano! Espero que gostem!

EMPADÃO DA CIDADE DE GOIÁS

Massa
Ingredientes
1kg de farinha de trigo
2 colheres de sopa de fermento para pão
3 copos de leite morno
½ copo de óleo
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal

Modo de Preparo
Coloque todos os ingredientes exceto a farinha em uma tigela grande. Acrescente aos poucos a farinha e vá amassando até que a massa solte do fundo do recipiente. Em seguida, sove-a bem e a deixe-a reservada, coberta por um pano por cerca de uma hora para que ela cresça.

Recheio
Ingredientes
1kg de filé de frango cortado em cubos pequenos
1kg de lombo ou pernil cortados em cubos pequenos
½ kg de lingüiça de porco cortada em fatias
200g de guariroba fatiada
2 xícaras de azeitona verde sem caroço cortada
200g de milho verde
½ kg de batata cortada em cubos pequenos
200g de queijo branco fresco cortado em cubos
½ colher de açafrão
½ colher de coloral/urucum
1 colher de óleo
1 cebola picada

Modo de Preparo
Refogue a cebola, o coloral e o açafrão no óleo e adicione as carnes de porco (lingüiça e o lombo ou pernil). Deixe dar uma douradinha e coloque também o frango. Depois que estiver tudo bem frito, com cor dourada acrescente a guariroba, o milho verde, a batata e a azeitona. Cubra os ingredientes com água e deixe no fogo por volta de 30 minutos, até os ingredientes cozinharem e o caldo engrossar bastante. Reserve.

Montagem
Abra a massa e cubra uma forma de alumínio própria para o preparo do empadão (é como a das tradicionais empadinhas só que bem maior). Coloque o recheio (que deve estar frio na hora da montagem) por cima adicione os cubos de queijo branco fresco. Abra outra parte da massa e cubra a torta. Pincele gemas por cima e leve para o forno. Retire do forno quando estiver bem douradinho.

Compartilhe

Comente: Pavê & Comê: Empadão Goiano