O bicho: Síndrome da Ansiedade de Separação

A veterinária Mariana Paz Rodrigues dá dicas de como cuidar do seu animal de estimação


No passado, os animais eram criados com muito mais distanciamento dos donos do que hoje em dia. Basicamente, os cães cuidavam da casa e os gatos caçavam ratos e recebiam apenas restos de comida e água. Hoje em dia, a situação é outra, os laços afetivos entre pessoas e animais de estimação amplificaram-se, levando esses animais a serem considerados parte importante na vida das pessoas. Produtos específicos para cuidados de higiene, alimentação e saúde têm sido desenvolvidos e as pessoas se preocupam cada vez mais com o bem-estar de seus animais.

Dessa forma, é importante que vocês saibam que a convivência muito próxima aos familiares pode levar seu animalzinho a desenvolver uma síndrome comportamental, chamada Ansiedade de Separação (AS), quando, por algum motivo, este animalzinho precisa ser deixado sozinho ou ficar afastado do dono por algum tempo, ou até mesmo quando a rotina diária dos membros da família muda e o animal passa a receber menos atenção. Importante nesses casos é estar atento aos sinais clínicos decorrentes do estresse, que incluem: vocalização, comportamento destrutivo, urinar em locais inadequados, hipersalivação, vômitos, depressão, mania de arrancar os pêlos de determinada região do corpo, até o desenvolvimento de lambedura psicogênica, que é quando o animal se lambe insistentemente até provocar feridas graves. Como se pode perceber, é uma enfermidade grave que reduz a qualidade de vida dos animais, gerando o abandono e até mesmo a eutanásia.

Para evitar este quadro e que os bichinhos sofram todo este transtorno emocional, pode-se realizar tratamentos preventivos (por exemplo, antes de uma viagem rápida) ou permanentes (como no caso das mudanças de rotina, onde o animal precisará ser mantido na situação estressante indefinidamente).

O tratamento visa promover o conforto do animal ensejando calma durante a ausência do proprietário, através de modificação do manejo comportamental e intervenção farmacológica. Atualmente, a medicina veterinária tem avançado muito nessa área e dispomos de várias opções de tratamentos que vão desde os medicamentos ansiolíticos alopáticos tradicionais, até o uso de medicamentos homeopáticos, florais, fitoterápicos e acupuntura. Então, se você desconfia que seu animalzinho possa estar sofrendo da síndrome de Ansiedade de Separação, procure a melhor alternativa de tratamento junto ao seu médico veterinário e relaxem!

Compartilhe

Comente: O bicho: Síndrome da Ansiedade de Separação