O bicho: necessidades no seu devido lugar

A veterinária Mariana Paz Rodrigues dá dicas de como cuidar do seu animal de estimação


O treinamento para ensinar ao cão onde e quando ele deve fazer suas necessidades é uma tarefa que exige dedicação constante, principalmente no início. O ideal é que o treinamento comece quando o cão ainda é filhote, porém, nada impede que com um pouco mais de insistência, os cães adultos aprendam a respeitar os horários e locais determinados pelo seu dono.

O filhote costuma fazer as necessidades assim que sente vontade. Para ensiná-lo a fazer no lugar certo, o nosso trabalho inicial é identificar quando isso acontece. Normalmente, o cão urina e defeca ao acordar ou ao ser acordado, antes de descansar e logo depois de comer. É nesses momentos que o dono deve entrar em ação, ou mesmo quando ele der sinais de querer se aliviar (começar a farejar, a se afastar e rodopiar ou a abrir levemente as patas) e levá-lo ao banheirinho no colo, pois enquanto ele estiver no colo evitará fazer as necessidades. Ponha o filhote no banheiro e, para mantê-lo lá fique por perto. Assim que ele tiver se aliviado, elogie-o e o recompense com um petisco. Se passar alguns minutos e o filhote não der sinais de querer se aliviar, leve-o para onde estava ou pra outro lugar que não seja o banheirinho. Nunca prenda o filhote sozinho no cômodo do banheirinho, se ele começar a temer o local, passará a evitá-lo. Na falta de supervisão por diversas horas, o animal deve ter acesso à água, aos brinquedos e à casinha e/ou caminha, bem como ao local para se aliviar, que deve ficar em lugar oposto ao da comida, água e casinha ou em outro ambiente. Já para condicionar seu cão a ter horários determinados para fazer suas necessidades é preciso, condicioná-lo a ter horários determinados para alimentação.

Forre o banheirinho com algo que absorva o xixi, como folhas de jornal ou um tapete higiênico. Em volta do banheiro não deve haver tapete nem carpete. Nunca associe o banheirinho a broncas. Ao contrário, mostre como é legal estar nele. Sempre que o cão for ao lugar certo, dê petiscos e atenção a ele. As broncas costumam ser interpretadas de maneira errada, mesmo que dadas no ato da ação indesejada. Ele pode entender que o motivo foi ter feito na frente das pessoas, por exemplo, e não irá mais ao lugar certo. Assim, você perde a chance de recompensá-lo pelos acertos e como consequência o treino fica muito mais difícil. Por isso, só comece a dar broncas no seu cão quando tiver certeza de que ele entende o que você quer dele. Ou seja, quando ele já se aliviar frequentemente no local certo e vier correndo na sua direção para receber os petiscos e afagos. Pode-se também dar bronca quando o animal se prepara, em local impróprio, para fazer as necessidades. Se ele segurar o xixi, leve-o ao banheirinho e espere alguns minutos, que provavelmente ele irá se aliviar lá. Se o cão insistir em fazer no lugar errado, restrinja a sua área de acesso após as refeições. Fique de olho e assim que ele começar a dar os sinais de que precisa se aliviar, leve-o ao local correto.

O objetivo das broncas é criar desconforto ao animal quando fizer as necessidades em local errado. O mesmo resultado pode ser obtido com um barulho alto, que cause um pequeno susto.

Para os cães que moram em apartamento e o local permitido para as necessidades é a rua, a atenção deve ser redobrada. No inicio do treinamento o cão deverá ser levado pra passear várias vezes ao dia e este número deverá ser reduzido conforme ele for aprendendo os horários corretos. Vale lembrar que o dono deve levar consigo uma sacolinha para recolher as fezes do seu animal.

Compartilhe

Comente: O bicho: necessidades no seu devido lugar