Como receber bem os amigos para um jantar em casa

Você é do tipo que adora receber os amigos para jantar?


Você é do tipo que adora receber os amigos para jantar? Pois é, mas mesmo gostando, nem sempre as coisas saem do jeito que a gente esperava, não é mesmo? E isso porque imprevistos acontecem, e o segredo é estar preparado para lidar com eles!

O fato é que com a chegada da pandemia, as pessoas passaram a ficar mais tempo, ou até o tempo todo, trancadas em suas casas, com isso, muitos perderam o jeito, ou ficaram inseguros em voltar a receber amigos.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como receber amigos em casa e aproveitar ao máximo esse momento, sem deixar que a noite termine em frustração!

Confira abaixo algumas dicas simples, mas super úteis, de como receber amigos para jantar, e aproveitar ao máximo, sem surpresas desagradáveis!

Sapatos do lado de fora

Embora em alguns países, tirar os sapatos antes de entrar em casa, seja um costume quase obrigatório, aqui, por exemplo, a adesão não era tão significativa. Mas, isso até a chegada da pandemia.

Com a pandemia, em muitas casas já é costume deixar os sapatos ao lado de fora, ou mesmo, deixar uma sapateira logo na entrada.

De qualquer forma, já esteja preparado para caso alguém não se sinta muito à vontade para ficar descalço. Nesse caso, a dica é reservar alguns chinelos ou pantufas para evitar contratempos.

Cardápio sem surpresas

Quem recebe quer que seus convidados saiam satisfeitos, não é mesmo? Então, para isso, quando fizer o convite, comece perguntando se a pessoa tem alguma restrição alimentar. No caso de ter algum convidado vegetariano, mesmo que o restante não seja, a dica, para facilitar a vida de todo mundo, é apostar em um prato vegetariano, como uma massa ao pesto, por exemplo, que agrada a todos sem deixar ninguém constrangido por não comer algo. 

E, claro, cuidado com a pimenta! Nem todo mundo gosta de comida apimentada! Por isso, procure servir pimenta à parte, assim como, sal e queijo ralado, caso sirva massa! 

Drinques sem erro

Gosta de inventar drinques diferentes? Então, a dica é deixar uma mesa reservada para isso, montada com as bebidas, caso sirva vinho, tenha sempre tinto e branco, e não deixe faltar Gim tônica, já que é fácil e rápido de ser preparado. Refrigerante, diet e comum. Água mineral nunca é demais. 

No mais, deixe tudo organizado, copos, gelo, pegadores, mexedor, água tônica, rodelas de limão, fatias de pepino e guardanapos.  

Mas, sirva só a primeira rodada, depois, deixe que cada um se sirva à vontade e invente seu próprio drinque. 

Lista de convidados

Se o jantar for para muitas pessoas, ou seja, se for receber muitos convidados, mas morar em apartamento, a dica é deixar uma lista na portaria, para evitar que o porteiro tenha que ligar a cada minuto pelo telefone. 

Cachorro

Você gosta de cachorro? O seu é tratado até como membro da família? Mas, se pretende oferecer um jantar, e tiver a intenção de deixar que ele circule durante a festa, a dica, nesse caso, é procurar se certificar de que os outros convidados também amam cachorro. No mais, ele não vai sofrer se ficar algumas horinhas fora de casa, ou em algum local reservado.

Luzes na medida certa

Não caia no erro de deixar a casa super iluminada, correndo o risco de intimidar alguns convidados e tornar tudo menos interessante. Luzes mais baixas, tipo velas ou iluminação indireta, ajudam a dar um clima mais aconchegante na casa e deixar as pessoas mais descontraídas. 

Não deixe faltar Gelo

Quem está acostumado a receber, ou dar jantares, sabe o valor de ter gelo em abundância. Por isso, encha o congelador, tinas ou coolers, mas bebidas quentes, nunca! Acredite, faltar bebidas ou servi-las quentes pode arruinar qualquer festa.

Evite surpresas com gás

Nada pior do que ser pego de surpresa, não é mesmo? Toda festa precisa lidar com forno ou fogão, ou seja, com gás! Se não for para preparar o jantar, será para esquentar salgadinhos e outras gostosuras.

Portanto, se certifique de que tenha gás de cozinha suficiente e de que ele não irá lhe deixar na mão. Uma dica é ter sempre um botijão de gás reserva para evitar surpresas desagradáveis na frente dos seus convidados.

Sem TV

Não importa se é o último capítulo de sua novela favorita, ou a final de algum campeonato, TV ligada não combina com festa alguma! E na sala, nem pensar! 

Se não consegue abrir mão de sua novela, séries ou futebol, então, a dica é marcar o seu jantar em um dia em que não precisará ficar grudado na tela. No mais, hoje é possível assistir tudo depois, pela internet.

Banheiro em dia

Não esqueça de dar uma conferida no banheiro antes dos convidados chegarem. Se certifique de não deixar a mostra nada que não queira, principalmente, roupa íntima  pendurada no chuveiro, coloque rolo de papel higiênico, deixe alguns outros acessíveis, sabonete, toalhas limpas e, se possível, invista em um perfume para o ambiente. Deixe tudo bem limpo e arrumado.

O tom certo

Música é sempre bem-vinda, só não deixe muito alta, para não incomodar os vizinhos. Procure fazer uma seleção interessante no Spotify, comece com um som lounge e só passe para algo mais agitado se estiver a fim de animar o pessoal. E vale considerar os gostos dos convidados, principalmente se já tiver uma certa intimidade. 

Só não esqueça de testar o seu equipamento antes da festa começar.

Compartilhe

Comente: Como receber bem os amigos para um jantar em casa