Começando o ano novo com grandes ideias

Para começar o ano bem e com disposição, listamos algumas pessoas inspiradoras que batalharam e persistiram em seus objetivos para alcançar o que desejavam em suas vidas


Acontece em todo o mundo e no Brasil não é diferente: a cada início de ano, nos preparamos para um novo ciclo, com promessas e propostas para aprimorar alguns aspectos de nossas vidas. O diferencial, apesar de óbvio, não é atingido pela maioria: é preciso ter foco, planejamento e disciplina para atingir os objetivos. Para começar o ano bem e com disposição, listamos algumas pessoas inspiradoras que batalharam e persistiram em seus objetivos para alcançar o que desejavam em suas vidas.

Chris Gardner

A história de Chris Gardner é tão fantástica que virou best-seller e filme, aquele "À Procura da Felicidade", com Will Smith. O filme condiz em parte com a realidade, como toda obra de ficção e, se a história ali já é emocionante, saber que seu filho tinha, na verdade, pouco mais de um ano (em vez de 5), muda tudo. Chris Gardner perdeu a chance de um emprego e sustento de sua família, ficando sozinho com um filho pequeno e sem ter onde morar. Com muita garra e precisando deixar seu filho na mão de pessoas que pouco conhecia para conseguir trabalho, alcançou seus objetivos em um período turbulento na economia americana.

Antes vivendo e trabalhando para Wall Street, com a morte de sua esposa, deu outra guinada na vida e deixou o mundo da Bolsa. Hoje é um empresário milionário e palestrante sobre a felicidade, marcando a vida das pessoas com sua história e forma de ver a vida.

 

person sitting near table holding newspaper

Victor Ramdin

Hoje com cinquenta anos e jogador de poker profissional, Victor Ramdin não esquece o início de sua vida adulta em Nova York. Nascido na Guiana, aos 21 anos decidiu morar nos Estados Unidos em busca de melhores condições de vida. Seu país vivia momentos difíceis e ele precisava estudar e trabalhar. Com uma mochila nas costas, quarenta dólares no bolso e muita coragem, foi.

Victor trabalhou em necrotério, em uma peixaria durante anos até conseguir, abrir seu próprio negócio – uma loja de compra de produtos por um dólar. A loja virou rede, ele virou consultor. Após isso, investiu em outros ramos, aprendendo e apanhando até conseguir se estabelecer. Hoje tenta investir em uma pizzaria, participa regularmente em torneios de poker internacionais e ainda participa do Guyana Watch, uma rede de assistencialismo em seu país, contribuindo com a oferta de serviços médicos para crianças. Sem esquecer suas origens e lutando muito para se manter, Victor é um exemplo a ser seguido.

Zica Assis e Leila Velez

Uma empregada doméstica, dois ex-atendentes de Mc Donald’s e um motorista de táxi. Tudo começou com Zica Assis, a primeira da lista, testando cremes para cabelos crespos no irmão. A ideia era encontrar uma fórmula ideal que deixasse os cabelos mais soltos e brilhantes e os produtos que o mercado oferecia não lhe pareciam suficientes. Leila era sua amiga e uma ascensão na empresa que trabalhava, tendo se tornado gerente de uma das lojas do ramo alimentício dois anos após ingressar ainda adolescente, aos 16. Foi necessária a coragem de uma com a visão de negócio da outra e o dinheiro da venda do fusquinha do casal – o motorista de táxi é marido de Zica – para abrir o primeiro salão de Beleza Natural.

A fórmula entre um produto novo e o atendimento diferencial para clientes de média e baixa renda – estatisticamente maior parte da população com cabelo crespo no país – garantiu, com muito trabalho o sucesso do empreendimento. De colar alguns anúncios xerocados em ônibus repetidamente a abrir o primeiro salão de 30 metros quadrados na zona norte do Rio de Janeiro até hoje se transformar em uma rede de 3 mil colaboradores e 130 mil clientes por mês foi preciso muito aprendizado e luta. Hoje os salões funcionam como um caminho para profissionalizar e gerar educação e renda para muitas meninas que buscam o primeiro emprego.

man using laptop

Com tantos exemplos de persistência e aprendizado, é importante ter em mente que o que importa é a trajetória, o aprendizado, o dia a dia, muito mais do que apenas aquela luz do fim do túnel. O objetivo, com garra, um pouco de sorte, humildade e muita coragem, com certeza será alcançado. O início do ano é o momento para isso, botar no papel o que se deseja e estudar as formas de alcança-lo. É a única e melhor forma de fazer deste ano que começa, novo de verdade.

Compartilhe

Comente: Começando o ano novo com grandes ideias