Venda mais e melhor

O palestrante Tiago Martins apresenta as melhores estatégias de venda


Caro leitor você que neste momento está procurando ter mais habilidades no mercado de vendas, portanto é com muita satisfação que convido você para conhecer um passo a passo para criar resultados em vendas. Há principio para mim não existe uma única regra para ter sucesso em vendas, o que na verdade existe são técnicas criadas por profissionais realmente experientes no mercado de vendas, aqui vou apresentar para você leitor um passo a passo das minhas técnicas que desenvolvi ao longo da minha jornada de vendas, conheça este passo a passo e comece a praticar para perceber o quanto isto é eficaz.

1- Passo. Apresentação para cliente.
Este passo parece ser algo pouco importante para 55% dos profissionais de venda, mais digo a você, aqui está o coração da venda, criar empatia com cliente através da ferramenta ‘ Rapport ’, entrar em sintonia com cliente, comece com bom aperto de mãos, olhar fixo nos olhos cliente, uma postura de voz firme dizendo a seguinte frase: “ Olá bom dia prazer meu nome é Tiago Martins.”

Após isto fixa o olhar no cliente e aguarde por 4 segundos, para que assim o cliente diga o nome. Então mantenha Rapport com cliente e fique aproximadamente 33 segundos sem tocar no assunto referente o produto, dizendo algo diferente para seu cliente como exemplo: ‘‘que dia lindo’’ ‘‘criança feliz’’, assim você ira conquistar a confiança do seu comprador.

2-passo. Sondagem, Apresentação do produto.
Comece nesta etapa um diálogo referente há apresentação do produto, então você vendedor iniciara o processo de sondagem fazendo perguntas abertas para cliente Exemplo: Qual a sua preferência por camisas? Com muita cautela observem quais são os sinais de compra que seu cliente vai dizer a você vendedor, assim comece a observar se este cliente compra beneficio ou características, a partir disto comece a apresentar aquilo que cliente quer comprar Benefícios ou características.

3- Oferta Adicional.
Você profissional de vendas quer ter sucesso neste mercado que cada vez mais demanda profissionais capacitados, então coloque esta palavra em seu dicionário ‘oferta adicional’, a técnica para efetuar a oferta adicional é simples, porem poucos profissionais utilizam está ferramenta. Para efetuar vendas adicionais é necessário que primeiramente oferecêssemos produtos similares ou familiares exemplo, quando está vendendo uma camisa logo em seguida ofereça a gravata o prendedor gravata, assim por diante, não faça como, por exemplo, vender uma camisa e depois já direto vender um sapato isto dificultará sua venda adicional. Tenha certeza que você vendedor não está perdendo a oportunidade de apresentar mais produto para seu cliente, e assim realizar um valor maior de vendas.

4- Negociação Produto.
Está etapa e que define quem é amadores ou profissionais de venda, infelizmente 45% fracasso dos profissionais de venda esta na negociação do produto. Há regra de ouro nesta etapa é fazer perguntas fechadas para seu cliente, isto fará que ele se decida e tome a decisão que você como vendedor ajudara a tomar. Exemplo de perguntas fechadas.

“O Senhor efetuara o pagamento em dinheiro ou cartão?”

“A vista ou parcelado?”

“Se eu conseguir o desconto o Senhor Fecha a venda?”

Procure dominar o tempo todo há conversa e não deixe que o cliente negocie por você e sim você negocia com cliente. Lembre-se fazer perguntas fechadas na negociação.

5- Finalização Venda.
Durante toda minha carreira fico observando como profissionais de venda se despedem de seus clientes, e começo a reparar que muitos são ótimos nas etapas anteriores, porem quando chega o momento de consolidar seu marketing pessoal e finalizar sua venda coloca tudo a perder, o vendedor começa a humilhar para cliente e fazer com que seu cliente tenha pena, como se cliente tivesse feito algo incalculável para vendedor, este procedimento é desconfortável para cliente e faz com que não procure o vendedor numa próxima compra. Exemplos:

“muito mais muito obrigado!”

“nossa graças a Deus que senhor comprou comigo”

Isto não são argumentos de vendedores de sucesso, vendedor de sucesso Parabeniza o cliente pela decisão tomada, as pessoas gostam de ser parabenizadas. Exemplo:
“Parabéns seu Roberto por ter escolhido nossa empresa, fico aguardando Senhor Numa próxima oportunidade.”
6- Pré venda – iniciando outra venda.
Esta etapa da venda nada mais é que a formação da sua carteira de cliente onde você como profissional tem a oportunidade de divulgar você e ampliar sua carteira de cliente. Após as etapas anteriores deixe sempre dois ou mais cartões pessoal seu para o cliente e tenha o seguinte diálogo entre vocês:
‘Deixo aqui meu cartão para que na próxima compra o senhor esteja me procurando, e indicando para mais pessoas.’

Quando você profissional de venda tem esta atitude estará reforçando o comportamento do seu cliente, automaticamente ele sempre se lembrara de você, e divulgara para outros futuros clientes, são atitudes que você vendedor adotara para ampliar sua carteira de cliente.

Fica aqui leitor dicas para que você exerça. Você poderá começar a utilizar o quanto antes estes passo a passo para ampliar suas vendas, lembrando faça tudo bem naturalmente e entusiasmado, pois o entusiasmo é contagiante, então passe isto para seu cliente, assim pode ter certeza você estará no caminho de ser um vendedor sucesso.

Lembre-se ‘Em vendas ou você entrega resultados ou desculpas. ’

Compartilhe

Comente: Venda mais e melhor