Vacas atrapalham trânsito em Jataí

Em caso de acidente, dono de animal pode ser responsabilizado


A circulação de vacas em algumas cidades do interior de Goiás tem atrapalhado o trânsito e até causado acidentes. Na periferia de Jataí, no sudoeste do estado, por exemplo, é grande a quantidade de vacas que ficam nas lavouras da cidade, entra as ruas e as plantações.

O borracheiro João de Brito conta que passa o dia vigiando a lavoura para que o gado não danifique a plantação. Segundo ele, há um mês as vacas estão na região e ele não sabe informar de onde vêm. “Sempre tem um milhozinho, um feijão que a gente planta e elas vêm e comem tudo”, reclama.

cena é bastante comum nessas cidades com forte vocação agrícola e isso se evidencia em bairros próximos às lavouras da cidade. O problema é que o gado solto muitas vezes causa transtornos à população. Quem passa de carro precisa ficar atento.“O perigo é terrível porque passa muito carro e veículo pesado aqui também”, ressalta o comerciante Ademariuzan Pereira.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o ideal é manter os animais confinados e caso aconteça algum acidente o dono do rebanho pode ser responsabilizado.

Flagrantes
Na BR-158, próximo a Jataí, uma vaca atravessa a pista livremente. Por sorte não passava nenhum carro ou caminhão no momento. O movimento de veículos é grande, mas os animais passeiam pela pista na maior tranquilidade. Alguns motoristas usam a buzina para afastar o gado.

Na GO-156, também no sudoeste, uma boiada inteira era levada e ocupava as duas pistas da rodovia.

Segundo o comandante de policiamento do Batalhão Rodoviário, o Código de Transito Brasileiro tem regras específicas para o transporte de animais. "O gado tem que ser dividido em frações que têm de ser conduzidas por guias e esses animais devem ser conduzidos na borda da pista", diz o comandante Camilo.

Fonte: G1 - GO

Compartilhe

Comente: Vacas atrapalham trânsito em Jataí