UPA: 350 atendimentos por dia

Unidade foi a primeira do tipo no estado de Goiás


Em setembro do ano passado, foi inaugurada a 1ª Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) do Estado de Goiás, que é um pronto-socorro, que atende os casos de média e baixa complexidade como ortopedia, pediatria, clínica geral.
 
O objetivo é reorganizar o fluxo do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), pois grande parte dos atendimentos de urgência e emergência, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame podem ser resolvidas nestas unidades.
 
A UPA foi construída com recursos federais e municipais e leva o nome do saudoso médico José Póvoa Mendes. Tem capacidade para atender 500 pessoas por dia e uma estrutura de 11 leitos, sendo oito para observação e três para pacientes em estado grave. É um serviço pré-hospitalar específico para pequenas e médias urgências.
 
Na UPA, o acolhimento do paciente é realizado através do Sistema de Classificação de Risco, que obedece a um sistema de cores. A vermelha indica risco altíssimo, com necessidade de atendimento imediato. A laranja significa urgência e demanda atendimento mais rápido. Já as cores amarela e verde indicam casos de menor urgência, que podem aguardar atendimento. A cor azul é para pacientes sem urgência e que podem ser atendidos em Unidades Básicas de Saúde.
 
O serviço 24 horas diminui o número de pacientes nas filas dos  hospitais porque tem condições de resolver muitos problemas de saúde que levam as pessoas a procurar as emergências hospitalares.
 
É importante destacar que o atendimento de crianças de até 12 anos continuará sendo feito no Hospital Municipal.
 
Estrutura
A UPA ocupa uma área de 4.500 m², com quatro consultórios de atendimento, sala de curativo, sala de eletrocardiograma, de raio-X, sala de medicamentos e três enfermarias, sendo uma masculina, uma feminina e outra pediátrica e atende uma média de 350 pessoas por dia.

Ascom - Prefeitura de Rio Verde

Compartilhe

Comente: UPA: 350 atendimentos por dia