UniRV receberá delegação alemã e discutirá projeto de integração internacional

Entidades vão discutir a implantação do Centro de Educação Superior e Pesquisa para o Desenvolvimento Humano no município de Rio Verde


A Universidade de Rio Verde – UniRV recebe nesta terça-feira, 12, uma delegação da Universidade de Siegen – UniSiegen da Alemanha para discutir a implantação do Centro de Educação Superior e Pesquisa para o Desenvolvimento Humano no município de Rio Verde. O projeto visa à construção e gestão de uma instituição ligada à UniRV para o desenvolvimento de crianças com necessidades especiais e orientação para seus pais e educadores. Será também um centro de pesquisa e formação de profissionais que atuam no campo do desenvolvimento humano, abrindo novas possibilidades para o trabalho interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar entre as diversas Faculdades da UniRV (graduação) e pós-graduação (lato e stricto sensu), inspirado no modelo da Haus Früher Hilfen – HFH, um centro de intervenção e aconselhamento precoce interdisciplinar para crianças e pais, localizado em Oberbergischer Kreis.
 
A implantação desse Centro se deve a visita que o Reitor, Dr. Sebastião Lázaro Pereira, Professor Tatão fez a HFH em novembro de 2017. Além de fortalecer a relação entre as Instituições nas áreas de mobilidade internacional e cooperação em pesquisa, o encontro resultou no acordo comum de cooperação internacional e motivou a construção do projeto na cidade de Rio Verde. Uma Instituição com este modelo permitirá que crianças com atrasos no desenvolvimento, ameaças ou deficiências existentes, cresçam com mais oportunidades, além de se tornar um importante centro de formação multiprofissional. A UniRV, a Prefeitura de Rio Verde e a Câmara Municipal se uniram para a construção do projeto. Um terreno de mais de quatro mil metros quadrados doado pela Prefeitura abrigará o Centro. O projeto arquitetônico para a Instituição a ser construída no município foi desenvolvido pelo diretor do departamento de Arquitetura da UniSiegen, professor Dr. Ulrich Exner, juntamente com os seus alunos.
 
A programação da visita dos representantes da Alemanha começa às 19 horas, no auditório do Bloco Administrativo, com uma mesa-redonda presidida pelo Professor Tatão e discutirá o tema “Centro de Educação Superior e Pesquisa para o Desenvolvimento Humano – Diagnostico e Intervenção Precoce Educativo-terapêutico para Crianças em Necessidades Especiais e Aconselhamento Familiar”. Ainda será ministrada a palestra “Laboratório Flex, na Natureza: Educação Ambiental e Sustentabilidade”, pelo diretor do Departamento de Ciências da Natureza – Didática da Química da Faculdade de Ciências Naturais e Tecnologia da UniSiegen.
 
Ainda como parte das atividades, será apresentado o projeto do Centro de Educação Superior e Pesquisa para o Desenvolvimento Humano, pelo assessor de Assuntos Internacionais da UniRV, professor Dr. Alexandre Avelino Giffoni Júnior e pelo diretor do departamento de Arquitetura da UniSiegen, professor Dr. Ulrich Exner. Além de reuniões específicas com engenheiros, arquitetos e designers para discussão dos materiais e normas de construção, urbanização da área externa, bem como o design do laboratório educativo-terapêutico ao ar livre.

Ascom - UniRV

Compartilhe

Comente: UniRV receberá delegação alemã e discutirá projeto de integração internacional