UBS Anhanguera realiza formatura do 1º Módulo de Alfabetização e Reforço

A alfabetização é ministrada principalmente para idosos analfabetos nos níveis absoluto, de iletrismo e funcional


Na última sexta-feira, 31, aconteceu a formatura do 1º Módulo de Alfabetização e Reforço da UBS Anhanguera, projeto implantado pelas equipes de Saúde da Família através do diagnóstico das visitas domiciliares, em que foram descobertas várias dificuldades da população da região em relação à alfabetização.

A alfabetização é ministrada principalmente para idosos analfabetos nos níveis absoluto, de iletrismo e funcional. O projeto atende também crianças para o reforço escolar. Os módulos possuem duração de 6 meses e a cada período um certificado para incentivo. Progressivamente, os participantes serão aptos a assinar seus nomes, capazes de ler e interpretar e também realizar cálculos matemáticos básicos. 

Para a coordenadora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Belise Evangelista, a ação também faz parte das políticas de saúde pública: “A partir do momento que você desenvolve, além de estratégias em saúde, ensina e dá para a pessoa a dignidade de ler uma receita, fazer o autocuidado em casa, isso também é incluso nas políticas de saúde”, afirma. 

De acordo com Maria Mirânia, uma das agentes comunitárias de saúde idealizadora do projeto, os participantes irão continuar estudando nos próximos módulos para aperfeiçoar mais o conhecimento, mas novas vagas serão abertas: “dia 17 de julho começa de novo as aulas e a gente vai pegar mais pessoas e não só do bairro, quem quiser participar procure a gente na UBS Anhanguera”, diz. 

Além do conhecimento adquirido, os participantes também tiveram a oportunidade de criar novas amizades: “virou uma família, muito bom, adorei”, afirma a aluna Geusa Aparecida. Já para a aposentada Eurídes Santos, as aulas foram transformadoras: “mudou muito por que eu aprendi a escrever, isso foi maravilhoso, vida nova!” declara. 

Você conhece alguém que poderia participar das aulas? As inscrições para o projeto são realizadas na UBS Anhanguera, que fica na Rua Piauí s/n Qd 15 - Bairro Anhanguera. Para mais informações, o telefone é 3620-2192.

Ascom – Prefeitura de Rio Verde

Compartilhe

Comente: UBS Anhanguera realiza formatura do 1º Módulo de Alfabetização e Reforço