Tempo seco em Rio Verde exige cuidados; confira as dicas

Nos meses de agosto e setembro, umidade relativa do ar chaga a níveis críticos na cidade


Rio Verde já enfrenta vários dias sem chuvas e geralmente, nos meses de agosto e setembro, entra em estado de alerta devido à baixa umidade do ar. E esse período seco, severo no Estado, provoca uma série de problemas, principalmente para a saúde das crianças e dos idosos.
 
No Hospital Municipal Universitário (HMU), o número de atendimentos entre os meses de agosto e outubro chega a crescer mais de 30%. Segundo a pediatra goianiense Aline Maria Gomes, o aumento é resultado do tempo seco e da incidência de doenças respiratórias e das alergias. 
 
“As crianças são as principais vítimas porque ainda não estão com o sistema imunológico formado, estão em fase de desenvolvimento e ainda não possuem todas as vacinas previstas no calendário do Ministério da Saúde. Os idosos também são bastante afetados, por apresentarem doenças crônicas que podem ser agravadas com o período seco e pela baixa imunidade também”, explicou a médica.

Segundo a especialista, as doenças mais comuns nesse período são as crises asmáticas, rinite, conjuntivite alérgica e as dermatites. E para reduzir as consequências do clima seco, a receita da médica é investir na hidratação, consumindo muitos líquidos e lavando o nariz e os olhos com soro fisiológico, além de hidratar a pele para evitar as dermatites. 
 
A médica também orienta a sempre manter os ambientes úmidos, com o uso de bacias com água e de umidificadores, além de deixar os ambientes limpos e arejados. "É preciso atentar-se para a limpeza do ar-condicionado e para o não uso dos aparelhos ventiladores. A baixa umidade do ar faz com que as partículas de poeiras fiquem mais tempo no ar, propiciando as crises alérgicas", explicou. 
 
Tempo
Pelos padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade ideal é de 60%. A entidade recomenda a decretação do estado de atenção quando os índices ficam entre 20% e 30%. Entre 12% e 20%, é recomendado o estado de alerta, e índices inferiores a 12% podem ser considerados estado de emergência sanitária.

Em Rio Verde a umidade relativa do ar chegou a atingir 8% no final do mês de agosto em anos anteriores. Com a falta de chuvas, os índices continuam baixos até o final desta semana. 

Compartilhe

Comente: Tempo seco em Rio Verde exige cuidados; confira as dicas