Tecnoshow promove assistência ambiental

Stand no pavilhão da COMIGO auxilia produtores rurais em questões para a preservação do meio ambiente


 “O produtor compreende que sem o meio ambiente é impossível a sua sobrevivência comercial e, em larga escala, da população mundial”, afirmou Reginaldo Passos, coordenador ambiental da TECNOSHOW COMIGO 2012. Em seu primeiro ano de atendimento, o stand de Assistência Ambiental da feira já responde dúvidas sobre reservas ambientais, outorgas de barragens, recuperação de nascentes e áreas de preservação permanente, manuseio e aplicação de fitossanitários e sobre o código florestal - e essas são apenas algumas das recorrentes perguntas.

A ideia da criação do espaço surgiu com a questão do código florestal. Como o código ainda não havia sido aprovado até o início da feira, o stand foi repensado e agora atende a quaisquer dúvidas de todos os produtores rurais. Além de responder perguntas, o coordenador e seus colaboradores distribuem manuais sobre boas práticas rurais, armazenamento e manuseio de defensivos agrícolas e sobre controle de incêndios.

Reginaldo ainda diz que compreende o produtor rural, hoje, como muito mais participativo em questões ambientais. “Atualmente, os produtores entendem que todas as medidas exigidas devem ser tomadas, e normalmente as cumprem. Casos como os de mal uso de fitossanitários são cada vez mais raros, e espero que em breve passem a não existir. As informações são acessíveis, basta um pouco de interesse”, comentou. Também destacou que o cidadão deve se conscientizar cada vez mais sobre o seu papel, ou seja, evitar poluição nas cidades.

Participação ambiental no CTC

As ações a favor do meio ambiente começam dentro da própria TECNOSHOW. A principal iniciativa foi a coleta seletiva de lixo, que já carregou 16 caminhões com resíduos recicláveis e distribuiu mais de 500 caixas coletoras por toda a extensão da feira até esta quarta-feira, dia 11. Outra iniciativa tomada foi a compostagem dos resíduos das baias dos animais, que serão reutilizados em experimentos e paisagismos do próprio Centro Tecnológico COMIGO (CTC).

MAC Assessoria de Imprensa

Compartilhe

Comente: Tecnoshow promove assistência ambiental