Tecnologia ajuda na administração da fazenda, combate de pragas e irrigação

Expositores de uma das maiores feiras de agronegócio no Brasil, que ocorre em Rio Verde, oferecem serviços para produtores rurais


A Tecnoshow, uma das maiores feiras de agronegócio do Brasil, é conhecida por oferecer tecnologias para facilitar a vida do produtor rural. O evento ocorre em Rio Verde, no sudoeste goiano, até sexta-feira (12). Neste ano, desenvolvedores levaram soluções para otimizar a irrigação das lavouras, organizar a produção de gado e identificar pragas.

Os representantes da Netafim expõe no evento o sistema NetBeat. O programa avalia a situação da plantação para regular se precisa de mais ou menos água, se está precisando de algum complemento nutricional, por exemplo. Com base em imagens de satélite e a avaliação dos sensores espalhadas pela lavoura ele toma a decisão estratégica mais indicada.

“O programa faz todo monitoramento de campo, do solo, temperatura, nutrição da planta. Com esses dados ele analisa e automatiza o que fazer com base no conhecimento agronômico e dados do cultivo, que já vem com um modelo de irrigação”, detalhou o gerente de departamento agronômico Cristiano Jannuzzi.

Apesar de ser equipado com informação sobre o tipo de grão, data da plantação, entre outros dados, o produtor pode também fazer as alterações de forma manual. De acordo com o especialista no sistema, o programa israelense também pode ser gerido por aplicativo em celular, tablet ou computador.

Outra tecnologia ofertada no evento é um aplicativo desenvolvido para identificar pragas na lavoura. Batizado de AirScout, o programa usa câmeras em um avião que sobrevoa a plantação e capta imagens de ondas de calor.

“A gente faz o monitoramento da lavoura com aeronave tripulada combatendo-te específicos. Como a planta emite diferentes tipos de onda em situações diferentes de estresse, esses sensores captam, vemos qual é essa assinatura e cria uma identificação”, detalhou o responsável Tecnico de vendas Lucas Rozas. 

Outro serviço que facilita a vida do produtor é o aplicativo de controle do gado chamado de SuperPec. Usado por cooperados da Comigo, o serviço mostra o ciclo de produção de leite das vacas ou de corte do gado.

A gerente administrativa de uma fazenda, Fabíola Magalhães, conta que usa o aplicativo há quase um ano. Segundo ela; pelo celular ou tablet possível consultar a situação de cada vaca e de programar para sempre ter animais dando leite.

“Temos que ter o rebanho distribuído 53% em lactação e o restante em cria, recria e vacas secas. Com o programa fica muito mais fácil me organizar, porque ele me avisa qual vaca tá na hora de secar, qual animal está em idade para inseminação e eu não perco investimento em animais fora da época, por exemplo”, detalhou.

G1

Compartilhe

Comente: Tecnologia ajuda na administração da fazenda, combate de pragas e irrigação