SENAI produz e doa máscaras e aventais para profissionais da saúde

Unidades da instituição em Rio Verde e Catalão também trabalham na fabricação de protetores faciais e projetos de respiradores mecânicos


As unidades do SENAI no estado continuam mobilizadas no enfrentamento à covid-19. Em Goiânia e Anápolis, as Faculdades SENAI Ítalo Bologna e Roberto Mange produzem cinco mil máscaras e 150 aventais de TNT, material semelhante ao tecido. Todas essas peças de proteção vão ser doadas pelo projeto da Federação das Indústrias de Goiás, o “FIEG Mais Solidária”, que entrega alimentos e outros itens essenciais a famílias carentes e equipamentos de proteção a profissionais de saúde.
 
Para agilizar o processo de produção das máquinas, alunos e professores das áreas de mecânica, calçados, eletricidade e solda se uniram e desenvolveram uma máquina que ajuda na prensagem das máscaras, dobrando a velocidade de montagem da peça. O gerente de Tecnologia e Inovação do SENAI de Goiás, Rolando Vargas Vallejos, aponta que a fabricação dos itens no estado é uma extensão da iniciativa nacional da instituição. 
 
“Nesse momento de crise, a atuação do SENAI tem sido muito importante. Desde que começou a parar toda a cidade, a indústria e o comércio, o SENAI começou a se estruturar na confecção de máscaras. Como doação, já foram produzidas mais de 22 mil máscaras”, relata.
 
A FIEG também pode ter papel importante para aumentar a capacidade de hospitais no atendimento a pacientes com covid-19. O SENAI de Rio Verde criou um protótipo de ventilador mecânico de baixo custo. Enquanto os equipamentos que existem atualmente no mercado custam em torno de R$ 100 mil, a unidade em testes no SENAI foi feita com pouco mais de R$ 1 mil – esses aparelhos são essenciais no atendimento a casos graves da doença.
Segundo o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, esse esforço do setor industrial é importante para que o país possa superar a pandemia o quanto antes.
 
“A nossa atuação será no suprimento desses problemas, como testes rápidos para a detecção da doença. No isolamento, ter uma gama ampla desses testes vai ser de grande importância, bem como a fabricação de ventiladores (respiradores)”, explica.
 
O SENAI goiano também está empenhado na produção dos protetores faciais conhecidos como face shields, que possuem uma viseira semelhante a de um capacete e cobrem todo o rosto. A produção está sendo feita em Catalão, com a ajuda de impressoras 3D. No total, 200 máscaras do tipo serão doadas para profissionais de saúde do Hospital Municipal de Catalão.

Agência do Rádio

Compartilhe

Comente: SENAI produz e doa máscaras e aventais para profissionais da saúde