Saúde promove campanha contra Hanseníase

Objetivo é zerar casos da doença na cidade


Está sendo realizada desde o dia 24 de janeiro até dia 04 de fevereiro nos Postos de Saúde, nas Estratégias Saúde da Família (ESF) e no Centro assistência integrada a saúde (Cais) a Campanha Municipal de Combate a Hanseníase.

Em Rio Verde, no ano passado, foram diagnosticados 50 casos da doença. Só na primeira quinzena de janeiro 4 novos casos já foram notificados.
 
De acordo com Eliane Ribeiro dos Santos, Coordenadora de Controle da Hanseníase e Tuberculose, esse aumento ocorreu porque foi feito em 2010 um bom trabalho de divulgação acerca da doença. Para ela, “só através da divulgação é possível chegar em muitas pessoas que têm a doença, e nem sequer sabem disso’.
Ainda segundo Eliane, “essa é uma doença que às vezes demora-se para descobrir, alguns chegam a ter nervos afetados e podem até ficar com alguma seqüela definitiva, por isso todos aqueles que possuem alguma característica da Hanseníase devem ser examinados”. O exame é simples, feito com líquido retirado da orelha, cotovelos e do local da lesão (se existir).

Qualquer pessoa que tiver manchas com perda ou alteração de sensibilidade ao calor, a dor e ao tato, ou então áreas com diminuição de pêlos e de suor no local devem procurar os serviços de saúde mais próximos, pois podem ter a doença. “O objetivo da campanha é descobrir novos casos e ver onde é a fonte de contaminação e futuramente zerar os casos na cidade”, afirmou Eliane Ribeiro.

Fotos

Imagem de Saúde promove campanha contra Hanseníase Imagem de Saúde promove campanha contra Hanseníase

Compartilhe

Comente: Saúde promove campanha contra Hanseníase