Saiba como utilizar vagas de estacionamento exclusivo

Idosos e pessoas com necessidades especiais devem fazer cartão na AMT


Você já deve ter visto em estacionamentos vagas exclusivas para idosos ou pessoas com necessidades especiais - PNEs. Mas sabia que para ter direito a essas vagas, é preciso fazer um cartão de identificação?
 
“O cartão é obrigatório e regulamentado pelo CONTRAN”, explica a gerente de cadastro da  Agência Municipal de Mobilidade e Trânsito - AMT, Larissa Paiva: só pode estar na vaga se o cartão de estacionamento exclusivo estiver visível, no para-brisas do veículo.

Em Rio Verde, o cartão é emitido pela AMT e pode ser utilizado em todo o território nacional. Para o idoso, o cartão não tem data de expiração e é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço para emissão. Já para os PNEs, o cartão deve ser renovado a cada 3 anos, é necessária a mesma documentação para emissão e também o laudo médico.
 
O solicitante já recebe o cartão na hora, logo após o cadastro, pronto para ser utilizado, como aconteceu com o idoso Vilmar da Silva, que acabou de fazer o seu: “eu sabia que eu tinha o direito, mas eu não usava a vaga por que eu não tinha o cartão, agora eu já posso usar por que eu já tenho a identificação”. 

Se o motorista ou o dono do veículo não for o proprietário do cartão, a vaga ainda poderá ser utilizada desde que o mesmo esteja presente: “ele pode estar ou de condutor ou de passageiro, estando presente no veículo ele pode usar o cartão”, afirma Larissa.
 
Vale ressaltar que em casos de estacionamento pago, como na área verde, o cartão não isenta o pagamento das taxas. “Tem o direito da vaga, mas pagam o estacionamento como qualquer outro usuário”, afirma a gerente de cadastro da AMT.

Serviço de emissão de cartão para estacionamento exclusivo
    • Local: AMT – Agência Municipal de Mobilidade e Trânsito – R. 14-B, s/n, Jd. Goiás
    • Expediente: Segunda à sexta-feira, 8h às 11h30 e 13h às 17h30
    • Mais informações: (64) 3620-2069

Ascom – Prefeitura de Rio Verde

Compartilhe

Comente: Saiba como utilizar vagas de estacionamento exclusivo