Rua 13 recebe intervenção viária para redução de velocidade

A AMT monitorou o trecho antes, durante e haverá o monitoramento também após a finalização das obras, para verificar o comportamento do fluxo com a mudança e a redução da via


A R. 13 no Jd. Goiás está recebendo uma intervenção para redução de velocidade, com o objetivo de evitar acidentes e garantir mais segurança aos pedestres, aos motoristas e aos próprios moradores, que solicitaram melhorias para o local.

De acordo com Talita Caetano, gerente de engenharia e sinalização da Agência Municipal de Mobilidade e Trânsito - AMT, o dispositivo está sendo implantando mediante um estudo de engenharia de tráfego, após constatação de que a inclinação da via impossibilita a implantação de um redutor de velocidade comum (popular lombada ou quebra-molas). “O redutor de velocidade em uma via muito inclinada dificulta a redução de velocidade dos veículos e eles poderiam reduzir bruscamente e um outro veículo colidir na traseira”, afirma. 

A solução encontrada foi a redução da via através da ampliação de calçadas, diminuindo o espaço de via livre, fazendo com que os motoristas reduzam a velocidade para entrar na via e fazer o trajeto desejado. “Os veículos ao descerem a rua 13 vão perceber que ali tem uma redução de pista e diminuir a velocidade para entrar”, explica Talita. 

A mudança de sentido da rua, outra opção que poderia ter sido implantada, foi descartada por conta do sentido de circulação binário das vias que cortam a Av. Presidente Vargas, em que uma rua vai em um sentido e a outra volta no sentido oposto. “Não é só pontual, tem toda a circulação por trás, da cidade, então a R. 13 não pode mudar de sentido”, declara a gerente. 

A AMT monitorou o trecho antes, durante e haverá o monitoramento também após a finalização das obras, para verificar o comportamento do fluxo com a mudança e a redução da via, modificando tempos semafóricos se necessário: “vamos supor que encha de veículos e atrapalhe a circulação da R. Costa Gomes, aí nós ajustamos o tempo de semáforo da Av. Presidente Vargas”, explica Talita.

O local está em obra e receberá toda a sinalização adequada, então os condutores e pedestres devem ficar atentos à nova sinalização e respeitar os limites de velocidade. 

Ascom – Prefeitura de Rio Verde

Compartilhe

Comente: Rua 13 recebe intervenção viária para redução de velocidade