Rio Verde: uma potência nacional

Cidade sedia Tecnoshow e mostra ao Brasil seu poderio


Com 176.502 habitantes (dados IBGE-2010) distribuídos em uma área total de 8.369,66 km², Rio Verde, no Sudoeste de Goiás e no Centro-Oeste brasileiro, é reconhecida nacional e internacionalmente pelo seu potencial agrícola. Representando 1% da produção nacional de grãos, com previsão de dobrar esta representatividade em 2011, o município é produtor de arroz, soja, milho, algodão, sorgo, feijão, girassol e vem se destacando na cultura de tomate, além de contar com importante plantel bovino, avícola e suíno, o que tem lhe garantido o 1º lugar na produção agrícola do Estado de Goiás, além de ser também a maior arrecadadora de impostos sobre produtos agrícolas e centro difusor de novas tecnologias.

Dados recentes apontam que Rio Verde possui quase 400 mil cabeças de bovinos, 35 mil vacas ordenhadas, mais de 400 mil suínos, mais de 12 milhões de aves e cerca de 7 mil equinos, além da produção trimestral de aproximadamente 23 mil unidades de ovos.
 
No cenário agroindustrial, o município ganha evidência por contar com uma importante cooperativa agrícola (Comigo), além de indústrias que agregam valor à sua produção. Entre estas empresas se destacam: BR-Foods, Grupo Orsa, Café Rio Verde, Videplast, Brasilata, Kowalski, COMIGO, Frigorífico Margem, Refrigerantes Rinco, e muitas outras.
 
Conhecida como a capital do agronegócio, a cidade goiana conta com um comércio forte e competitivo, suficiente para atender à demanda da população local e regional. Paara tanto, possui uma grande estrutura de agências bancárias, supermercados, farmácias, lojas de vestuário e calçados, móveis, revenda de automóveis, caminhões, máquinas e implementos, produtos veterinários e agrícolas e um dos maiores parques industriais do Centro-Oeste.
 
O Município possui quatro distritos industriais municipais e dois estaduais prontos para receber novas indústrias. Todo este conjunto gera empregos diretos e indiretos juntamente com as indústrias instaladas e em instalação, contribuindo para solução de problemas sociais.
 
Rio Verde se destaca ainda por ser pólo educacional e vem ganhando cada vez mais destaque pelos investimentos da gestão atual, prioritariamente, neste segmento, saúde e infra-estrutura.
 
Turismo
O turismo local se baseia em feiras e eventos ligados ao agronegócio, ecoturismo, rodeios e recepção de turismo de negócios, que atrai semanalmente a visita de grupos de estrangeiros interessados em transações com as grandes indústrias sediadas no Município. Para atender tal demanda, a cidade possui mais de trinta hotéis, com mais de mil e quinhentos leitos. Conta também com um aeroporto com pista de 1500 m x 30 de extensão, iluminação, pista asfaltada, terminal de passageiros, e tem vôo diário para Belo Horizonte, Uberaba, Uberlândia, Goiânia, Ipatinga, Montes Claros, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro e São José dos Campos.
 
Dados Conab
Segundo o último dado divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está previsto no Brasil uma safra recorde para 2011, com uma produção de aproximadamente 153 milhões de toneladas, representando um aumento de 2,6% (cerca de 3,8 milhões de toneladas) em relação à safra passada, que foi de 149,2 milhões de toneladas.
 
Deste montante recorde, Rio Verde representará, segundo previsões da mesma Companhia, 2% desta produção, o que significa um salto de 100% se comparado com dados anteriores, quando a capital do agronegócio representava 1% da produção brasileira de grãos.
 
Diante deste aumento da produção a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marion Kompier explica que esta evolução se deve à procura de cada vez mais profissionalização no campo. “Nossos agricultores buscam cada vez mais as tecnologias para aumentar a produção”. Marion ainda afirma que Rio Verde é uma cidade privilegiada com o clima e o solo e que o conjunto destes fatores trouxe este resultado. “Isso gera mais renda para o produtor e automaticamente para a cidade”, acredita.
 
Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Rio Verde

Fotos

Imagem de Rio Verde: uma potência nacional

Compartilhe

Comente: Rio Verde: uma potência nacional